Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Prefeitura de Picos segue ações de castração gratuita de animais de rua

As leis no Brasil, acompanhando tendência nos países mais desenvolvidos sobre assuntos que envolvem a preservação ambiental e proteção animal, ganham força própria e estão cada vez mais rigorosa para evitar a destruição do meio ambiente e os maus tratos a animais.

Outra questão que se debate é a forma de diminuir, de maneira humanitária, a população de animais abandonados pelas ruas e, em Picos, essa questão vem sendo enfrentada pela Secretaria Municipal de Saúde desde o início da gestão do Secretário Aldo Gil de Medeiros, que recebe do prefeito Gil Paraibano, sinal verde neste assunto.

Como medidas mais eficazes para controlar o aumento da população de cães e cadelas nas ruas da cidade, desde os primeiros dias de agosto deste ano, foi implantada a ação de castração gratuita para animais de rua, executada pelo Centro de Zoonoses e acompanhada de perto pela APAPI – Amigos Protetores dos Animais e Picos, ONG que luta pelos animais desde 2015, reconhecida pela Câmara de Vereadores como entidade de utilidade pública.

Secretário de Saúde, Aldo Gil – Foto: CCOM

“Nós somos sensíveis à situação desses animais, que estão pelas ruas em reprodução desenfreada, o que aumenta todos os dias o número de animais que sofrem por não terem um lar que possa abrigá-los e alimentá-los evitando que fiquem abandonados e tragam perigo para si mesmos e para as pessoas. Por isso resolvemos tomar uma atitude e iniciar essa ação de castração e, ao mesmo tempo, incentivar a adoção responsável” explicou o Secretário Aldo Gil.

Para dialogar de perto com a APAPI, o Secretário de Saúde convidou a presidente Sanya Elayne para discutirem o andamento da castração gratuita. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Saúde, logo após uma visita do Secretário ao Centro de Zoonoses.

Sânya Elayne, Presidente da APAPI. (Foto: Isael Pereira)

Para Sanya Elayne é um momento de muito trabalho e também de muita alegria:

“Desde a fundação da nossa ONG estamos nesta luta com resgates e campanhas de adoção. Mas isso apenas não resolve o problema desses animais abandonados nas ruas, porque eles se multiplicam muito mais rápido do que o sucesso dos nossos esforços em procurar um lar definitivo. Essa ação de castração gratuita é uma bandeira de luta da APAPI desde o início e, então, 6 anos após nossa fundação, chegou o momento que tanto esperamos. Claro que não resolve a questão da noite pro dia. Mas o simples fato de termos um Secretário de Saúde que se importa com esses animais e que deu realmente inicio às castrações, além de estar apresentando outras ideias que irão somar à nossa causa,  já nos deixa imensamente gratos e felizes. Estamos dando todo o suporte com o pós-operatório, acompanhamento dos animais castrados no Centro de Zoonoses, com a intermediação de adoções e tudo o que for necessário para que esse projeto, pela sua importância, siga adiante” disse Sanya Elayne.

Secretário Aldo Gil, Diretor Administrativo Edivan Sousa, Presidente da APAPI, Sanya Elayne e representantes da ONG
Foto – Fátima Miranda

Durante a reunião, que contou ainda com o Diretor Administrativo Edivan Sousa, e outros membros da APAPI, foram debatidas outras providências, como a atual reforma do Centro de Zoonoses com a construção de um canil com mais espaço e alimentação e medicação adequadas para os animais abrigados no local durante o pós-operatório.

Foto: Fátima Miranda

“A reunião foi muito produtiva e o diálogo é sempre o melhor caminho para resolvermos questões que afetam a todos, como, por exemplo, o tratamento adequado à situação de tantos animais pelas ruas. Estamos fazendo a nossa parte enquanto gestor público e a ajuda da APAPI tem sido essencial para o sucesso desta ação de castração que trará resultados a médio prazo, tanto pela esterilização cirúrgica, quanto pela adoção desses animais castrados que, de outra forma, são rejeitados pelas pessoas preocupadas com a rapidez da reprodução deles” finalizou o Secretário.

O Centro de Zoonoses passa por reforma para poder acolher de forma mais segura os animais castrados, que não devem ficar em contato com outros animais recolhidos pelo CZ, doentes e necessitando de tratamento.

Além das que já existem, e em local mais distante, serão construídas outras sete baias e a alimentação e cuidados veterinários estarão sendo reforçados.

Ccom PMP

Sair da versão mobile