Viagens mais rápidas, menos cansativas, mais economias em combustível e peças, isso tem sido o motivo de alegria dos moradores das localidades Futuro, Angico Branco e adjacências, zona rural, por conta da estrada que liga essas localidades à Gameleira do Rodrigues estar sendo totalmente recuperada.
O cronograma adotado pela Prefeitura de Picos tem o objetivo de manter a mobilidade na zona rural com a construção e recuperação das estradas vicinais, através da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Urbanismo (SOHU) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAb), levando às famílias que vivem nessas localidades mais segurança e conforto, além da correta aplicação dos recursos próprios do município.
“As ações para recuperação das estradas rurais têm como objetivo melhorar as condições de tráfego nos acessos entre as propriedades destas regiões, facilitar o escoamento da safra e o transporte de alunos da zona rural”, afirma Lílian Araújo, gestora da Pasta da SOHU.
O agricultor José Pinheiro de Sales, o Zé de Abel , residente na comunidade de Futuro avalia o serviço de manutenção da estrada vicinal como importante para as pessoas que residem na localidade Futuro, pois ajuda na labuta diária, haja vista, a estrada possuir um tráfego intenso.
Ele analisa, ainda que o trecho carece da construção de uma passagem molhada, para facilitar o acesso às diversas propriedades rurais que se localizam à margem de um riacho, que na época das chuvas acumula grande quantidade de água.
A recuperação da estrada vicinal está sendo feita com a ajuda de uma patrol motoniveladora, uma retroescavadeira, uma máquina pá carregadeira, além de cinco caminhões tipo caçamba e um caminhão tipo carro pipa.
De acordo com o coordenador de Obras da SOHU, Reginaldo Osvaldo, “os trabalhos nessa região estão sendo realizados por uma equipe de homens e máquinas que está na região desde a última segunda-feira, 22, onde a patrulha mecanizada da Prefeitura de Picos já está executando todos os serviços, ligando a região de Torrões à Gameleira do Rodrigues, onde foram programados os serviços de empiçarramento e recuperação de mais de 7 quilômetros de estradas”.
“Esse tipo de trabalho nós estamos realizando praticamente o ano todo, garantindo melhores condições de transporte para os produtores rurais picoenses e, em alguns casos, atendendo até mesmo a reforma de acessos de propriedades rurais localizadas ao longo da área atendida. O compromisso do prefeito Padre Walmir com o homem do campo tem sido cumprido”, destaca Reginaldo Osvaldo.