ad16
DestaquesGeral

Prefeitura de Picos tem 60 dias para resolver problema do lixão

[ad#336×280]O Juiz da 1ª Vara da Comarca de Picos, Tiago Brandão  deu prazo de 60 dias a partir dessa terça-feira(12) para a Prefeitura de Picos  resolver o problema do lixão que se arrasta já há vários com muita conversa sem consolidar nenhuma ação efetiva para salvar “ O vale da Águia “ da destruição e livrar os moradores do Bairro Altamira de doenças respiratórias e outras contaminações.

O prefeito municipal Kléber Dantas Eulálio (PMDB) e o secretário de governo Tiago Sunders Martins se reuniram com o promotor público da 1ª Vara da Comarca de Picos Marcelo de Jesus Monteiro, juntamente com o juiz da Tiago Brandão onde ficou determinado por decisão judicial um prazo limite de 60 dias para o chefe do poder executivo resolver de uma vez por todas o problema do lixão.

O atuante Ministério Público de Picos, representado pelo promotor Marcelo de Jesus Monteiro desde que assumiu como promotor da cidade de Picos buscou de forma conciliatória resolver aquele problema de saúde ambiental, sem êxito encaminhou algumas ações no sentido de que  fosse construindo um local adequado para o acondicionamento do lixo, bem como, a reparados de danos provocados ao meio ambiente.

Essa situação não é recente, o promotor já havia travado uma “queda de braços” com a gestão anterior para resolver o problema, mas só agora juiz Tiago Brandão decidiu  determinar prazo para o cumprimento de decisão no sentido acabar com o  depositado irregular no bairro Altamira que estava  destruindo o Vale da Águia.

Secretário de Meio Ambiente de Picos e Recursos Hídricos
Secretário de Meio Ambiente de Picos e Recursos Hídricos

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Município de Picos, advogado e sindicalista Gláuber Jonh Silva as obras novo local, próximo à BR-020 iniciarão ainda essa semana, de forma que a prefeitura vai entregar a obra antes do prazo determinado pela justiça.  “Isso é um problema histórico, precisou o prefeito Kléber assumir para resolver esse problema e nós vamos resolver. Aqui não se trata de achar culpados,  o que essa gestão quer é resolver. Picos também vai ganhar uma usina de reciclagem de lixo, mas isso ainda leva cerca de 2 anos. Enquanto isso, vamos fazer nossa parte, disse o secretário”, disse Gláuber.

Ainda conforme o secretário,  em relação as questões de  meio ambiente havia algumas ações que foram realizadas pela gestão anterior e que serão aproveitadas, mas em relação a legislação não havia nada. “ Realmente pegamos do zero, não havia código ambiental, nós mandamos para a Câmara essa semana, Picos tinha um conselho de meio ambiente aprovado Câmara que não funcionava, Picos não tinha uma lei de fundo ambiental para arrecadar recursos e nós já mandamos para a Câmara. Vamos fazer a coisa correta e fazer funcionar” concluiu Gláuber.

Lixão de Picos
Lixão de Picos

EPIs Adequados

Lugar de crian+ºa +® na escola

Lixão de Picos

 

 

 

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade