ad16
DestaquesSão João da CanabravaTodas as Notícias

Prefeitura de São João da Canabrava decreta lockdown total após aumento de casos de Covid no município

Serviços essenciais apenas por delivery e toque de recolher começa a funcionar na sexta (18), a partir das 18h00.

A Prefeitura de São João da Canabrava emitiu, nesta segunda-feira (14), um novo decreto que instituiu, em todo o território municipal, lockdown total após o aumento dos casos de pessoas contaminadas com o coronavírus. Somente ontem, houve 18 novas notificações.

Em São João da Canabrava há cerca de 75 pessoas sendo monitoradas pela Saúde Municipal. Este é o período mais preocupante para a gestão desde o início da pandemia, o que obrigou-os a decretarem o lockdown total, visto a disseminação acelerada do vírus.

De acordo com o coordenador de Vigilância Sanitária de Canabrava, Jhonys Barros, desde ontem os comércios, sejam essenciais ou não, estão fechados. Foram montadas, também, barreiras sanitárias na entrada da cidade. Durante o final de semana será efetivado o toque de recolher da sexta ao domingo.

“A situação vem se agravando há alguns dias, mas agora, no início de junho, ela tomou proporções que nos deixa muito preocupados. Somente este mês, nestes 15 dias, já tivemos 84 casos confirmados. Na última sexta-feira foram 12 casos. Ontem, segunda, foram mais 18. Então nos reunimos e decidimos que esta alternativa de fechamento da cidade é a melhor opção no momento para conter o avanço da doença.”, disse.

Os serviços essenciais, tais como supermercados e drogarias, estão fechados e podem funcionar apenas mediante delivery. Apenas os postos de gasolina estão liberados a permanecerem abertos durante o período de vigência do decreto. Também foi proibida a circulação de transportes alternativos que transitam entre São João da Canabrava e Picos.

A partir da sexta-feira (18) até o domingo (20) está proibida a circulação de pessoas das 18h00 às 05h00, vedado em caso de extrema necessidade. As consultas fornecidas pelas UBS’s estão suspensas. O serviço de saúde do município será voltado, exclusivamente, para atendimento a casos suspeitos e ativos da Covid.

“Mais de 75 casos estão em observação, sendo monitorados. Também estamos com duas pessoas internadas. É uma situação que chamou muito a nossa atenção e exigiu que tomássemos decisões mais rígidas. Todas as medidas só serão efetivadas se a população nos ajudar. Sei que é agressivo demais chegar em um comércio e pedir para fechar. É chato multar ou advertir alguém, mas temos feito isso, pois nossa intenção é chamar a população para nosso lado. Não é uma guerra apenas da Saúde, mas da população como um todo”, destacou o coordenador.

Nesta terça (15) teria início o festejo do Padroeiro do Município – São João Batista -, mas este foi cancelado, a fim de se evitar aglomerações. As celebrações ocorrerão de forma virtual, pelas redes sociais da paróquia de São João da Canabrava, e os dias festivos foram reduzidos a três – de 21 a 24.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade