ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Prefeitura e Saúde de Picos realizam audiência pública para prestação de contas do primeiro quadrimestre

Relatórios podem ser encontrados no site da Prefeitura de Picos, na aba do Portal da Transparência.

A Prefeitura Municipal de Picos, juntamente com a Secretaria de Saúde, realizou, na manhã desta quarta-feira (04), no Plenário da Câmara de Vereadores, uma audiência pública para prestar contas do primeiro quadriênio de 2021.

Estiveram presentes a Controladora Geral do Município, Rayania Rodrigues, representando o prefeito Gil Paraibano; o Assessor Técnico da Secretaria de Saúde, Adriano Moura, no lugar do secretário Aldo Gil; os vereadores Rinaldinho, Dalva Mocó, Zé Luís e Filomeno Portela; e o Procurador da SMS, Kleber Curica.

Por conta da pandemia, o acesso foi restrito, mas os interessados na pauta podem entrar no site da Prefeitura de Picos para acessar os tópicos debatidos durante a audiência.

“Forneceremos, por meio do site da Prefeitura, no Portal da Transparência, todos esses relatórios que foram apresentados. Devido à pandemia, já sabíamos que não contaríamos com boa parte da população, tendo apenas esse público reduzido, mas, como a gente fornece esses relatórios no site da Prefeitura, há um controle social”, afirmou a Controladora Geral de Picos.

Rayania Rodrigues, Controladora Geral de Picos – Foto: Jaqueline Rajner

Ela explicou o motivo da audiência: “Hoje foram apresentadas as metas fiscais em cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, em nome dos princípios da publicidade e transparência, e também para garantir o controle social”, disse Rayania Rodrigues.

O assessor técnico da SMS, Adriano Moura, detalhou que é obrigação dos gestores apresentarem de que forma os recursos recebidos estão sendo utilizados pelas pastas.

Adriano Moura, assessor técnico da SMS – Foto: Jaqueline Rajner

“Hoje apresentamos as ações e serviços dos primeiros quatro meses do ano, de janeiro a abril. Destacamos o que foi ofertado pelo município de Picos para a população, e toda a região, tendo em vista que Picos é uma região polo. Além das ações, apresentamos as aplicações dos recursos financeiros recebidos, como também as auditorias. Essa é uma prática regida em lei, na qual os gestores têm a obrigação de apresentarem à sociedade todas essas ações para que possam servir de monitoramento e acompanhamento dessas suas boas práticas de gestão”, destacou.

Adriano Moura revelou que, mesmo com muitos desafios por conta da pandemia e início da gestão, a pasta tem comprovado avanços na área da saúde em Picos

“Notamos avanços relevantes e notórios. Todos os indicadores de saúde melhoraram, como também a ampliação do serviço, como, por exemplo, a estruturação. A gestão municipal reconhece essas estratégias estruturantes, a fim de que possa contribuir para o processo de melhoria”, pontuou.

Gil Paraibano e Aldo Gil não estiveram presentes no evento, pois estão em viagem a Brasília.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade