ad16
DestaquesTodas as Notícias

Prefeitura inicia ações emergenciais de prevenção à enchentes em Picos

Esta semana, a Prefeitura de Picos realizou intervenções após um levantamento das localidades, que no período das chuvas sofrem com alagamento

Os trabalhos e ações emergenciais para prevenção de enchentes seguem avançando nos bairros do município de Picos. Esta semana, a Prefeitura de Picos realizou intervenções após um levantamento das localidades, que no período das chuvas sofrem com alagamento, desmoronamento e lama, no sentido de, preventivamente, solucionar o problema dessas comunidades.

As ações emergenciais para prevenção de enchentes foram discutidas em reunião convocada pelo Prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, na semana passada com as Secretarias de Obras, Habitação e Urbanismo – Sohu; Serviços Públicos – Semusp; Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semam; Agricultura e Abastecimento – SEAb.

Passagem de água das chuvas na Vila Jurani, bairro Catavento- Foto: CCOM

Durante o encontro ficou ajustado que diversas ações emergenciais fossem deflagradas, após definidas prioridades e cronogramas para se prevenir os problemas que podem ocorrer se houver excesso de chuvas no município de Picos.

De acordo com o Aírton Carvalho, secretário de Serviços Públicos após a determinação do Prefeito Pe. Walmir, o trabalho de prevenção já foi iniciado nos bairros, com a limpeza e desobstrução de canaletas e galerias, assim como a capinação do mato.

O secretário Aírton ainda disse que há alguns pontos de alagamentos que no período chuvoso merecem maior atenção, como lagoas que represam água na área urbana da cidade e que já passaram por melhorias no sentido de dar mais vasão para que essas águas escoem mais rápido.

Segundo o secretário Aírton Carvalho, muitos bairros já estão recebendo as equipes de servidores que estão realizando a capinação do mato e a limpeza de pontos que acumulam água e causam transtornos aos moradores e prova disso são os bairros Passagem das Pedras, São Vicente, Aerolândia e Parque de Exposição que já receberam esse trabalho de desobstrução de canaletas e lagoas para que as águas escoem com mais rapidez.

O coordenador de Obras da SOHU, Reginaldo Osvaldo afirmou que os trabalhos em conjunto das secretarias envolvidas com as ações emergenciais de prevenção de enchentes estão à pleno vapor. Reginaldo Osvaldo disse que ações preventivas estão sendo executadas desde o bairro DNER às margens do Rio Guaribas, para que as águas das chuvas vindouras possam escoar e para isso foram realizadas intervenções como a colocação de manilhas e feitas “bocas de lobo” junto a terrenos que estão no curso natural das águas nos bairros DNER e Vila Jurani no bairro Catavento.

O coordenador afirmou que os bairros que mais sofrem com o grande volume de águas pluviais são os bairros Ipueiras e as comunidades às margens da rodovia BR 316 no perímetro urbano. Para ajudar no escoamento dessas águas várias ações foram implementadas como a limpeza e desobstrução de lagoas e a pavimentação de ruas próximas ao curso natural das águas no referido bairro.

 

Fonte: CCOM

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade