ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
Campo Grande do PiauíGeralMunicípios

Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí realizou audiência Pública

O prefeito Francisco José Bezerra (Dr. Tico- PP), atendendo a legislação vigente, no tocante a transparência dos atos da administração pública, bem como, da participação popular nas discussões do orçamento participativo realizou na sexta-feira, 25 audiência pública através da qual apresentou as ações da administração municipal nas várias Secretarias da Gestão “Campo Grande do Piauí Grande é tua gente “, nos 10 primeiros meses de atuação.

Audiência Pública
Audiência Pública

A audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores e contou a presença de populares, representantes de entidades, vereadores, secretários municipais dentre outros convidados que compareceram para verificar a prestação de contas públicas da gestão municipal, bem como propor sugestões ao orçamento para o ano de 2014 que deverá constar no PPA que será entregue pelo executivo para análise a aprovação da Câmara Municipal.

 A audiência faz parte de um trabalho da administração para ouvir a opinião da comunidade no chamado Orçamento Participativo, mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos de gestão com políticas públicas e outros investimentos orientados pela própria população, desde a elaboração do planejamento à execução do orçamento de forma democrática e participativa.

´População presente
´População presente

O prefeito Municipal Francisco José Bezerra avaliou como positiva a audiência pública de prestação de contas, com a exposição das ações já desenvolvidas pela atual gestão, bem como, as obras que estão em sendo executadas de forma contínua, visando desenvolver o município e ampliar os serviços públicos destinados a população.

Prefeito Francisco José Bezerra
Prefeito Francisco José Bezerra

“O saldo da audiência é positivo, pois a população precisa estar a par das decisões da administração pública e das ações que são desenvolvidas, bem como contribuir neste processo de definição das políticas públicas e das ações para cada setor. É nesse momento, na elaboração do orçamento, que nós precisamos ouvir a população para planejarmos as ações que serão desenvolvidas no próximo ano. Nós conhecemos as necessidades do nosso município, mas a comunidade precisa acompanhar e nos ajudar a tomar essas decisões para que todos de forma geral possam ser atendidos”, disse o prefeito.

Ele ainda falou de sua satisfação em relação ao empenho dos secretários municipais na condução das pastas, desenvolvendo ações efetivas para contemplar a população, atendendo as demandas mais urgentes que exige pressa em sua execução. Reconheceu que em pouco tempo, além da organização da máquina administrativa, muito já foi feito graças ao empenho de todo o seu secretariado, atendendo a orientação do poder executivo.

Na saúde, o secretário Verenilson Manoel destacou as ações realizadas pela pasta nesses 10 meses da nova gestão, informando a aquisição de um Carro Fiat Uno o Km, a aquisição de computadores e notebook, finalização e funcionamento da Unidade Básica de Saúde-UBS do Bairro Novo Horizonte,  a continuação da reforma da UBS do povoado Carnaíba, onde o segundo repasse já está em conta e as obras serão retomadas imediatamente.

Secretário de Saúde Verenilson
Secretário de Saúde Verenilson

“Estamos trabalhando,  atendendo a orientação do prefeito iniciamos também as obras da reforma da Unidade Básica de Saúde -UBS  do povoado Km 80. Iniciamos a  construção e reforma da UBS da sede e as melhorias no funcionamento da Farmácia Básica. Também fizemos a manutenção   em todos os veículos vinculados a saúde. Além das campanhas e trabalhos rotineiros da pasta, mantendo atualizada e prestando serviço de qualidade”, disse o secretário.

 Na assistência social, a secretária Vera Alice de Sousa Bezerra destacou os trabalhos desenvolvidos junto às pessoas que precisam de ações efetivas da política de assistência e informou as ações que a pasta vem tocando nesse período da nova gestão administrativa do município, fortalecendo vínculos e a família campo-grandense. Ela destacou atuação da equipe da assistência social no CRAS, com a proteção social básica; as ações do  PAIF no acompanhamento familiar, atividades coletivas e na articulação intersetorial.

Vera Alice, secretária de Assistência Social
Vera Alice, secretária de Assistência Social

“ São várias frentes de atuação de nossa pasta, dando respostas rápidas à sociedade que precisa de assistência.  Providenciamos a atualização do  Cadúnico; atendimento psicossocial; encaminhamento de BPC e passe livre; acompanhamento do Programa Bolsa Família;  acompanhamento das famílias em descumprimento das condicionalidades do Bolsa Família; Oficinas e Cursos, entrega de enxovais, palestras  dentre outras ações que são priorizadas pela gestão”, disse a secretária.

Na educação,  a secretária municipal Eliciana Bezerra apontou as principais ações desenvolvidas pela pasta, destacando o compromisso de  educar e promover qualidade no ensino público. A  SME já adquiriu um Carro Modelo FIAT UNO para agilizar o transportes de funcionários que precisem se deslocarem para as unidades da zona rural,  além de ônibus escolares que já somam 4 unidades no município e outros equipamentos.

Eliciana secretária de educação
Eliciana secretária de educação

“Realizamos capacitação de merendeiras para melhoramos a qualidade da merenda escolar . Implantamos o Programa Mais Educação em 5 Escolas, atendendo 604 alunos, temos o PNAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa, atendendo 271 Crianças do Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano).  Realizamos mensalmente encontros pedagógicos com os professores para socializar experiências, avaliar nossas práticas e repassar informações. Efetuamos  a compra com recursos do FNDE e a distribuição de 600 Mesas e 600 Cadeiras para alunos; 20 Cadeiras e 20 Birôs para Professores; 11 Mesas para Usuários de Cadeira de Rodas dentre outras”, disse a secretária.

Ela destacou ainda a participação efetiva da secretaria no planejamento e realização de eventos como:  Festa das Mães, Festa dos Pais, Apresentações Culturais nos Festejos, Ação Municipal, Dia das Crianças dentre outras. Outro fator importante foi a aquisição de 17 aparelhos de Ar Condicionado (SPLIT), Aquisição de 17 Projetores PROINFO com Lousa Digital. A Construção e Cobertura de uma Quadra Esportiva na U. E. Antônio Ferreira de Oliveira – Canela de Velho para a qual os recursos já estão garantidos, além da cobertura da Quadra Esportiva – Sede. Além de ampliação e reforma das Unidades Escolares.

Na secretaria de administração, o secretário Jacinto José Rodrigues destacou o acompanhamento e parceria com as demais secretarias. Manutenção da pavimentação pública (Sede), reforma do curral do Matadouro Público, desgotamento da fossa de dejetos do Matadouro Público. Limpeza e retirada de entulhos na Sede e no Povoado Km 80, organização e apoio nas festividades culturais, durante os Festejos Religiosos, manutenção e reparo nas instalações elétricas, limpeza e iluminação de Praça Pública, dentre outras.

Sec de administração
Sec de administração

“Também fizemos várias aquisições a exemplo do fardamento e equipamentos para os Garis, equipamentos para eletricista, caixas de água (distribuição), ferramentas para limpeza pública e serviços gerais, armário, birôs, cadeiras, computadores, impressora, cavaletes para educação de trânsito e isolamento de ruas, palco para pequenos eventos e barracas de apoio, dentre outras”, disse Jacinto.

O chefe do departamento de transportes Francisco Josivaldo de Oliveira (líro) informou sobre as aquisições de veículos e equipamentos, citando 02 Ônibus (1 Médio e 1 Pequeno), 01 Fiat Uno (Secretaria Municipal de Saúde), 01 Fiat Uno (Secretaria Municipal de Educação), 01 Moto 0 Km (Administração e Conselho Tutelar), 01 Motoniveladora (Patrol), 01 Enchedeira todos são acompanhados com manutenção, garantindo a funcionalidades dos mesmos.

“A ordem do prefeito é manter esses veículos funcionando normalmente para atender as necessidades do município nos vários setores da administração pública e nós estamos fazendo o dever de casa, garantido o bom funcionamento das máquinas e veículos”, o chefe de transportes.

O secretário de obras José Ailson Sobrinho(Dedé) disse que é missão da pasta promover e fiscalizar obras, assim como disponibilizar manutenção e reparo em todas as estruturas físicas municipais como: estradas, barreiros, cacimbas entre outros. Como também reparo nas estradas vicinais, oferecendo a população as melhores condições de trafego nas comunidades rurais e urbanas da cidade.

José Ailson Sobrinho , sec de obras
José Ailson Sobrinho , sec de obras

“ Aqui estão algumas ações que foram ou estão sendo executadas como a restauração das estradas vicinais nas localidades :  Chapada Nova via Canela de Velho; Km 84 via Baixa da Sela (Divisa de Jaicós); Serra do Campo Grande via Caiçara; BR 316 via Palmeira e Olho Daguinha ; Campo Grande via Tiúba e Cocos e Cacimbinha; Caiçara via São José e divisa de Jaicós; Chapada Nova via Craúno , Buriti, Canela de Velho , este último iniciamos recentemente, além da escavação de cacimbas no leito do Rio nas Localidades , Morrinhos, Caiçara, Carnaíba, Craúno. Limpeza e ampliação de Barreiro nas localidades:  Assentamento Chapada da Aroeira (o2) , Jatobá, Canela de Velho. Manutenção dos Campos de Futebol nas localidades: Baixa da Sela, Canela de Velho dentre outras obras”, disse o secretário.

Na secretária de agricultura que tem como objetivos atuar nas políticas públicas de apoio à agricultura familiar, a secretária Luciene Luz informou da adesão do garantia safra do município de Campo Grande do Piauí 2012 a 2014. Foram feitas parcerias com o Emater-PI e a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), para dar assistência técnica rural aos agricultores, bem como para trabalhar em regime de colaboração na promoção de políticas de saúde animal em campanhas de vacinação e mobilização a nível local para os criadores do município.

Luciene Luz , sec de agricultur
Luciene Luz , sec de agricultur

Para o próximo ano de gestão fazer a implementação de um projeto de 200 cisternas de calçadão; ampliar as vagas para o Garantia Safra com mais abrangência e beneficiários; aquisição e aplicação de novos projetos na agricultura e apicultura; escavação de barreiros e melhorias de estradas para o bom escoamento da produção agrícola do município; mais apoio na assistência técnica aos produtores do município; distribuição de mudas de caju e de mais sementes selecionadas”, disse a secretaria.

Na pasta da cultura , a secretária Paula Mara já realizou a conferência municipal de cultura e deu apoio a realização de eventos culturais contribuindo para resgatar e valorizar iniciativas e entidades culturais, fomentando as políticas que firmem a centralidade da cultura no fortalecimento das identidades, no desenvolvimento econômico e na transformação social.

Paula Mara sec. de cultura
Paula Mara sec. de cultura

“ Vamos promover o acesso a políticas culturais que compreendam inclusive um programa de formação de plateia e a criação de espaços públicos para produção cultural dos jovens, criando espaços para a inclusão social de todos os segmentos juvenis nesses projetos. Vamos fazer o levantamento histórico da cultura Municipal e Nacional para desenvolver ações futuras para a continuidade das culturas  locais estudadas”, disse a secretária.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade