Prefeitura negocia dívida do Garantia Safra e assegura benefício aos agricultores
Com o intuito de assegurar aos agricultores picoenses o direito ao Programa Garantia Safra, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, negociou o débito referente à contrapartida do município junto ao fundo do programa, alusivo ao ano agrícola 2014-2015.
Segundo o secretário de agricultura e abastecimento, José Antônio, atendendo a orientação do prefeito Pe. Walmir Lima (PT), foi realizada a negociação da dívida acumulada de seis meses. “Picos estava com um débito de aproximadamente R$ 110.000,00. Negociamos e pagamos duas parcelas e ainda na primeira quinzena de agosto concluiremos o pagamento dos aportes do município.”
O agricultor pode ficar tranquilo que, caso o Ministérios do Desenvolvimento Agrário constate a perda da safra, o homem do campo não ficará sem o benefício, é o que assegura o secretário José Antônio. “É um compromisso nosso. Não deixaremos nenhuma política pública, que que tenha contrapartida do município, em inadimplência. Os agricultores podem ficar tranquilos pois, se o Ministério constatar perda, o benefício estará garantido”
Caso ocorra perdas na safra, igual ou superior a 50%, 2.459 agricultores picoenses estão aptos a receber o benefício. “Os laudos estão em fase de conclusão para serem encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e, se concretizando perda, estaremos solicitando o pagamento para o mês de setembro”, explicou o secretário.
Já para o cadastro da safra referente ao ano agrícola 2015-2016, o secretário informou que será realizado nas comunidades, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater.
O Programa