ad16
GeralTodas as Notícias

Prefeitura negocia dívida do Garantia Safra e assegura benefício aos agricultores

Com o intuito de assegurar aos agricultores picoenses o direito ao Programa Garantia Safra, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, negociou o débito referente à contrapartida do município junto ao fundo do programa, alusivo ao ano agrícola 2014-2015.

Segundo o secretário de agricultura e abastecimento, José Antônio, atendendo a orientação do prefeito Pe. Walmir Lima (PT), foi realizada a negociação da dívida acumulada de seis meses. “Picos estava com um débito de aproximadamente R$ 110.000,00. Negociamos e pagamos duas parcelas e ainda na primeira quinzena de agosto concluiremos o pagamento dos aportes do município.”

Secretario de Agricultura, José Antônio
Secretario de Agricultura, José Antônio

O agricultor pode ficar tranquilo que, caso o Ministérios do Desenvolvimento Agrário constate a perda da safra, o homem do campo não ficará sem o benefício, é o que assegura o secretário José Antônio. “É um compromisso nosso. Não deixaremos nenhuma política pública, que que tenha contrapartida do município, em inadimplência. Os agricultores podem ficar tranquilos pois, se o Ministério constatar perda, o benefício estará garantido”

Caso ocorra perdas na safra, igual ou superior a 50%, 2.459 agricultores picoenses estão aptos a receber o benefício. “Os laudos estão em fase de conclusão para serem encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e, se concretizando perda, estaremos solicitando o pagamento para o mês de setembro”, explicou o secretário.

Já para o cadastro da safra referente ao ano agrícola 2015-2016, o secretário informou que será realizado nas comunidades, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater.

O Programa

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que beneficia agricultores que sofrem com perda de safra por seca ou excesso de chuvas. Para ter acesso ao benefício, os agricultores precisam aderir ao programa e ter perda igual ou superior a 50% do plantio.
Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade