Prefeitura promove caminhada em alusão ao Dia Internacional da Mulher
A Prefeitura Municipal de Picos, através da Coordenadoria de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual, em parceria com a União das Mulheres Piauienses – Núcleo de Picos e com a Associação de Mulheres Picoenses (AMPI), realizou no final da tarde de ontem, dia 9 de março, uma caminhada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que foi celebrado no último domingo (8).
A caminhada teve início por volta de 5h, em frente ao Fórum de Picos. Portando cartazes e com o auxílio de um carro de som, as mulheres prosseguiram pela Estrada de Santos, avenida Getúlio Vargas e encerram o ato na praça Felix Pacheco.
Protesto
Com o assassinato da jovem Janaína Maria da Silva, de 27 anos, no bairro Samambaia, ocorrido na madrugada do último domingo (8), a caminhada também foi em protesto à violência contra mulher na cidade.
A coordenadora da União das Mulheres Piauienses (UMP), Nega Mazé, informou que o tema central da caminhada era “A mulher na política”, mas com o assassinato da Janaina, a passeata teve outro foco.
“A violência contra mulher está tão grande que não deixa nem a gente tratar de outro assunto. Mas estamos lutando para diminuir essa violência contra as mulheres picoenses”, afirmou.
Avaliação
A coordenadora dos Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual, Jovanna Cardoso, avaliou positivamente a Semana da Mulher 2015. Segundo ela, mesmo com a participação de poucas pessoas, a caminhada foi bem realizada e serviu para conscientizar a população picoense.
“A quantidade de pessoas não importa, o importante é a qualidade. Temos aqui pessoas comprometidas com a causa. Então nós estamos vitoriosos, porque chamamos a atenção da população picoense”, disse.