ad16
GeralTodas as Notícias

Presépio de Picos é restaurado pela SEMAM e recebe decoração especial

Uma das mais singelas representações do nascimento de Jesus Cristo, o Presépio resgata a importância e magnitude daquele momento simples e humilde. A presença do menino naquele estábulo ao lado de seus pais, tendo como testemunhas os pastores e animais e recebendo a visita dos Reis Magos guiados pela estrela de Belém, ressalta a grandeza de Deus ali representada.

Presépio de Picos é restaurado pela SEMAM-Foto: Ascom Semam
Presépio de Picos é restaurado pela SEMAM-Foto: Ascom Semam

Antes posto na Praça Félix Pacheco, o Presépio recentemente foi transferido para a Praça Justino Luz a qual através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM) passou por um amplo processo de reconstrução. Totalmente restaurado, as peças receberam uma decoração natalina especial, já que está frente a Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, uma das sete maravilhas do Estado do Piaui.

As peças do Presépio foram restauradas por um artista plástico que veio de Crateús a Picos com a finalidade de reestruturar o material, que pela ação do tempo se encontravam bastante danificadas.

As peças do Presépio foram restauradas por um artista plástico-Foto: Ascom SEMAM
As peças do Presépio foram restauradas por um artista plástico-Foto: Ascom SEMAM

A representação do Presépio foi criada por São Francisco de Assis em 1223 que, em companhia de Frei Leão e com a ajuda do senhor Giovanni Vellina, montou em uma gruta da floresta na região de Greccio, Itália, a encenação do nascimento de Jesus.

No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do jesuíta José de Anchieta. A partir de 1986, São Francisco é considerado o patrono universal do presépio.

Ascom SEMAM

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade