Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Presidentes de 11 partidos fecham posição contra voto impresso

âmara quer mudar regras das eleições de 2022, mas há dúvidas se será possível

Urna eletrônica Foto:Nelson Jr./Ascom/TSE

Presidentes de 11 partidos se reuniram virtualmente na manhã deste sábado (26.jun.2021) e decidiram externar uma posição a favor do sistema atual de votação, pela urna eletrônica, e contra a proposta  do voto impresso auditável que tramita na Câmara dos Deputados. As informações são do Poder360.

Somos a favor da manutenção do sistema atual, não é ser contra o voto impresso. Mas não tem porque mudar o sistema. Quem defende alterar, está querendo perturbar“, disse Roberto Freire, presidente do Cidadania, ao Poder360. De acordo com ele, a reunião foi marcada para se tirar um apoio suprapartidário ao uso da urna eletrônica.

Participaram do encontro os presidentes do PSDB, PSL, MDB, PP, DEM, PSD, PL, Solidariedade, Republicanos e Avante. Embora tenha reunido partidos da base governista e independentes, Freire disse que a decisão foi unânime. “Esse foi um ponto comum muito interessante. O clima foi muito bom, mesmo entre adversários políticos, o que é muito bom para a democracia“, disse. Outras reuniões com o mesmo propósito devem ser marcadas com os demais partidos nos próximos dias.

Os partidos também devem procurar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, para estreitar a relação com as siglas tendo em vista as eleições do ano que vem.

Sair da versão mobile