ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Prestes a completar 10 anos, obra do novo Hospital de Picos não tem data de conclusão

Hospital foi planejado para atender mais de 300 mil pessoas

Em resposta a um requerimento da deputada estadual Lucy Soares (PP) na Assembleia Legislativa, o secretário de saúde do Estado, Florentino Neto, informou que não há data para retomada e conclusão da obra de construção do novo Hospital de Picos. A construção teve início em fevereiro de 2010, mas enfrenta obstáculos judiciais para ter prosseguimento.

Atualmente, a principal unidade de saúde responsável pelo atendimento da população da cidade e povoados adjacentes é o Hospital Regional Justino Luz, que se encontra com sérias dificuldades de atender à demanda. No local, existem deficiências quanto a estrutura física e corredores estão superlotados.

Canteiro de obras do Hospital de Picos
Canteiro de obras do Hospital de Picos

De acordo com a Sesapi, a melhoria do serviço de saúde na região depende da conclusão do novo hospital. No entanto, “devido à decisão judicial proferido nos autos do Mandado de Segurança nº 2014.001.00295-2, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, o canteiro de obra deve permanecer inalterado. Não sendo, portanto, possível a estimativa do prazo de conclusão”, diz.

O empasse citado pelo secretário de saúde é uma disputa jurídica entre a empresa que executava a construção do hospital e o Governo do Piauí. A empresa pede R$ 8 milhões de indenização, mas a Procuradoria Geral do Estado diz que o valor devido é de apenas R$ 400 mil. Na resposta enviada à deputada Lucy Soares, o secretário Florentino Neto garante que a Sesapi e PGE estão no esforço concentrado para resolver o problema.

Abandono do canteiro de obras do novo Hospital de Picos
Abandono do canteiro de obras do novo Hospital de Picos

Ainda de acordo com o documento, o novo Hospital de Picos é planejado para atender a Região de Guaribas, que consta com 43 municípios e possui estimativa populacional, conforme dados do Ministério da Saúde (DATASUS), de 368.918 residentes.

Fiscalização da Comissão de Saúde da Alepi

Em maio deste ano, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, da qual a deputada Lucy Soares faz parte, realizou uma visita de inspeção no Hospital Regional Justino Luz. Na ocasião, problemas como superlotação, estado defasado de conservação do prédio e falta de equipamentos básicos para os pacientes, causaram indignação por parte da comitiva de parlamentares.

O principal objetivo da vistoria foi realizar um levantamento sobre as demandas e buscar, junto às autoridades, soluções e melhorias no atendimento dos hospitais. No âmbito da Comissão, foi produzido um relatório com todas dificuldades identificadas, para ser enviado ao Governo do Estado. Individualmente, cada deputado também buscou informações junto à Sesapi sobre quais soluções estão sendo providenciadas.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui