Educação

Primeira chamada do Sisu preencheu apenas 46% das vagas da Uespi

[ad#336×280]A primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) preencheu apenas 46% das vagas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O curso de medicina foi o mais concorrido com 5.500 candidatos. Entretanto, mesmo esse número elevado de concorrentes não foi capaz de preencher 100% das vagas do curso.

“Para se ter uma ideia, nós disponibilizamos 50 vagas para medicina, mas tivemos o comparecimento de 36 estudantes. Ou seja, as outras 14 vagas ficaram para a segunda chamada”, explica o pró-reitor de ensino e graduação da Uespi, professor Francisco Soares Santos Filho.

Uespi de Picos
Uespi de Picos

De todos os cursos de direito da Uespi, o do campus de Bom Jesus, no Sul do Piauí, foi o mais concorrido com mais de 1.200 inscrições. Apesar desse dado, o curso só teve um matriculado, obtendo uma taxa de ocupação de 3%.

Sobre a quantidade de estudantes de fora do Piauí nas vagas da Uespi, o pró- reitor relata um fenômeno que acontece com os cursos de medicina de todo o país. “No Sisu do ano passado, todas as vagas de medicina da Universidade Federal do Acre ficaram com alunos de outros estados. O resultado da primeira chamada do SISU 2013 mostrou que pouco mais de 30% das vagas deste curso na Uespi foram obtidas por estudantes piauienses, o restante ficou com outros estados. Isso acontece em todo o Brasil”, explicou.

Entretanto, Francisco afirma que essa ‘invasão’ não ocorre nos outros cursos. “Fisioterapia, por exemplo, que é considerado o melhor do país, teve 73% das vagas ocupadas por piauienses. Temos outros cursos em que piauiense ficaram com mais de 90% do total”, esclarece.

Medicina, educação física e piscologia foram os três cursos mais concorridos da Uespi. Os menos acionados foram zootecnia, engenharia agrônoma e pedagogia.

Lista de Espera
Desde segunda-feira (28) que o Sisu abriu as inscrições para a lista de espera, que podem ser feitas até 8 de fevereiro. Para se inscrever, é preciso acessar o sistema durante esse período especificado, no boletim de acompanhamento, clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Segundo o Ministério da Educação, desta lista podem participar tanto quem não foi convocado em nenhuma chamada quanto quem foi selecionado em sua segunda opção – mesmo tendo feito matrícula. Porém, cada candidato só poderá disputar as vagas remanescentes relativas à sua primeira opção.

“É muito importante que o aluno tem declare o interesse por determinado curso na lista de espera. As vagas remanescentes serão preenchidas de acordo com essa lista que será gerada após a divulgação do resultado da segunda chamada”, afirma Francisco Soares.

A lista será divulgada em 18 de fevereiro. A partir daí, a seleção será feita gradativamente pelas instituições. Com informações do G1 Piauí

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também