Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Primeiro dia de aula do SESI em nova sede é marcado pelo abatimento emocional

Wilma Catão comenta mudança no SESI. Foto: Maria Moura

Nesta segunda-feira (27) o SESI de Picos deu início às aulas do primeiro período letivo de 2012. Nossa equipe de reportagem esteve na escola que agora funciona no bairro DNER e conversou com a diretora Wilma Catão. À frente da instituição há 21 anos, ela não escondeu a tristeza com a mudança que pode ser descrita como traumatizante.

“Só quem perdeu foi a população de Picos, pois nós atendíamos a comunidade e nesse ano não estamos mais atendendo, então a redução foi drástica”, comentou Wilma Catão.

Em 2011 o SESI atendia 1068 alunos e em 2012 esse número caiu para 90 crianças. A grande maioria pertencia a “comunidade”, vagas que foram extintas devido a essa nova realidade. A partir deste ano apenas as crianças filhas de trabalhadores e trabalhadoras da indústria poderão estudar no SESI. A diretora explica que ao falar “indústria” não se refere apenas a Piauí Têxtil. “Picos é repleta de micro e pequenas empresas e os trabalhadores têm os seus filhos”, lembrou.

Quanto a falta de reação dos pais das crianças que estudavam no SESI, Wilma disse ter sido uma surpresa o silêncio diante da saída do SESI do CAIC e da drástica redução de vagas. “Foi uma surpresa, pois nós achávamos que os pais iriam fazer algum protesto, mas foi um silêncio total. Desvinculou todas as crianças, mas ficou nisso”, lamentou. Ela também lamenta a falta de ação de tantos profissionais, hoje inseridos no mercado de trabalho, e que já passaram pelo SESI.

O SESI continua oferecendo da Educação Infantil ao 5° ano do Ensino Fundamental. A mensalidade custa R$50,00, um valor mais acessível à população.  Após a decisão final de que teria de deixar as dependências do CAIC a diretoria do SESI localizou um novo prédio no bairro BNER, que possui dois endereços, para a Prefeitura Municipal está localizado na Rua Projetada n° 70, N° 2174. Mas as contas de água e luz que chegam dão o endereço Rua São Joaquim n° 2144.

O prédio do CAIC onde o SESI funcionava anteriormente pertencia a Prefeitura Municipal de Picos e foi requerido pelo prefeito Gil Paraibano.

Sair da versão mobile