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PRINCIPAIS DICAS DE GESTÃO E MARKETING PARA SALÕES DE BELEZA

Quem é proprietário(a) de salão de beleza se depara com algumas dificuldades para se fortalecer e crescer no mercado, e essa inconformidade de resultados pode estar atrelada a vários erros comuns de gestão e marketing.

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Reuni aqui as principais ações para melhorar os processos e conseguir posicionar melhor o seu salão entre os concorrentes e dar um up nas vendas.

  1. Treinamento de pessoal

Salão de beleza é um serviço que todo mundo consome, e por isso se torna um dos segmentos mais concorridos e com mais opções disponíveis aos consumidores, portanto, ter uma equipe treinada e preparada para atender deve ser uma das prioridades do seu salão.

Quem trabalha com salão de beleza sabe que lida com um público extremamente desconfiado e exigente. De modo geral, são mulheres que estão sempre atentas às novidades da beleza, métodos novos de alisar com menos agressão química possível, homens também antenados nas tendências ou até mesmo os tradicionais que são exigentes em manter suas preferências à risca.

Invista em profissionais que já atuam em treinamento de equipe para atendimento, em cursos profissionalizantes com novas técnicas, novos serviços e destaque-se!

2- Utilizar o marketing digital

Não se trata de somente postar fotos aleatórias e de qualidade ruim no Instagram, Facebook ou Whatsapp! Se você ainda não pode investir contratando uma agência de marketing para fazer o planejamento de conteúdos e publicações para seu salão, você pode fazer um belíssimo trabalho de posicionamento online da seguinte forma:


– Postar vídeos com antes e depois (de preferência com “estilo tik tok” do momento, com músicas e transições); importante gravar/fotografar a cliente no mesmo local e dar movimento aos cabelos, se forem longos.

– Invista em um uma boa iluminação ambiente para fazer essas imagens. O vídeo mostrando o resultado deve mostrar o brilho e saúde do cabelo, e a iluminação posicionada da forma correta abrilhantará as imagens. Fora a luz ambiente, sugiro a aquisição de um led como o da imagem a seguir, que pode ser encontrado em lojas de eletrônicos:

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– Publique vídeos com dicas de hidratação, maquiagem, penteados, tendências.

3- Renda Pessoa x Renda Salão

A maioria dos salões de beleza da nossa região são de empreendedores que tem essa única fonte de renda, e por muitas vezes ocorre esse erro gravíssimo de gestão financeira: você como proprietário deve estabelecer um salário fixo, independente do faturamento diário ou mensal. O que sobrar deve ser guardado para capital de giro e investimentos futuros.

O uso aleatório do dinheiro que entra pode resultar em problemas financeiros do seu negócio e consequentemente pessoais.

A medida que o faturamento em perspectiva anual for aumentando, você pode cogitar aumentar seu salário tranquilamente.

4- Marketing pessoal

Querendo ou não, você e o pessoal envolvido na prestação de serviço no seu salão se tornam vitrines! O empreendedor da beleza sabe que a aparência dos profissionais é o espelho do salão.

Tudo que é visto no local conta como pontos positivos ou negativos na satisfação do cliente. Portanto, fique atento à maneira que você e seus profissionais se vestem e se portam.

5- Foque na experiência dos clientes

Uma boa gestão é aquela que se preocupa com o que o cliente vai sentir desde o momento que chega até o momento que vai embora.

Buscar oferecer a melhor experiência é outro ponto importante que fará o cliente voltar. Preocupe-se com a:

– Abordagem

– Limpeza e organização do local

– Bom atendimento

– Esteja antenado aos assuntos do momento e converse com o cliente

–  Wi-fi acessível

– Sirva lanches, suco, café ou água

– Se atente à climatização e conforto;

Busque sempre avaliar o nível de satisfação dos seus usuários para que possam ter experiências ainda melhores. Para fazer isso, basta você perguntar a eles o que estão achando em pesquisas de satisfação ou criar enquetes através da internet.

6- Realize o pós-venda

Desconheço um salão de beleza que faça pós-vendas na região Vale do Guaribas, se existir PARABÉNS!

Pós-venda é, em resumo, ações e comunicação realizada depois que o cliente efetivou a compra; feito após a venda de um produto ou serviço.

O objetivo é encantar para fidelizar, e assim o cliente voltar, indicar e diferenciar seu salão dos demais do mercado.

Entre as ações mais comuns podemos citar: pesquisas de satisfação pós venda, lembretes para manutenção e retoques de procedimentos, envio de ofertas exclusivas para quem já é cliente.

Tudo isso só será possível mediante a execução da 7ª dica:

7- Tenha um cadastro atualizado de clientes

A forma mais indicada de isso acontecer é através de um sistema de cadastro próprio para salões de beleza, se o salão tiver recepção com computador.

Mas caso não tenha, indico um aplicativo chamado Salão99 Enterprise, que juntamente com o Whatsapp se tornam uma dupla poderosíssima para manter uma boa gestão, bom relacionamento e contato com seus clientes e poder realizar um pós venda mais assertivo.

Essas são dicas de marketing e gestão genéricas, que servem para todos os tipos de salão. Mas se você busca um projeto e planejamento de ações mais personalizado para sua empresa, apresento a agência Ideia7 Marketing.

Além dos serviços publicitários com objetivos de divulgação, nós também realizamos consultoria de gestão e marketing.

A consultoria é como uma consulta ao médico, só que para empresas e negócios: Fazemos um diagnóstico de gestão em todas as esferas, identificamos os erros e apresentamos as soluções. Entre em contato e saiba mais: (89) 99458-8406 ou 99904-9606.

Colunista

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