ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
GeralTodas as Notícias

PRO Piauí cria comitê técnico voltado para investimento e transparência

O grupo tem como foco os investimentos e atuará em diversas áreas, objetivando a transparência das ações por parte do governo estadual, bem como a concretização do plano e de programas voltados à educação, saúde, assistência social, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

O Governo do Estado criou um comitê técnico para o Plano de Retomada Organizada (PRO Piauí). O grupo tem como foco os investimentos e atuará em diversas áreas, objetivando a transparência das ações por parte do governo estadual, bem como a concretização do plano e de programas voltados à educação, saúde, assistência social, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Uma reunião entre o governador Wellington Dias e a equipe de gestores estaduais, no Palácio de Karnak, nesta segunda-feira (17), marcou a retomada das atividades da gestão estadual e a adoção de novas estratégias do comitê.

“Desde março, vivemos um novo momento por conta da pandemia. Em junho, traçamos um caminho voltado para a retomada organizada pactuada, que foi o PRO Piauí e, a partir de agora, vamos nos voltar para o desenvolvimento social e econômico. Sob a coordenação do secretário (da Fazenda) Rafael Fontelles, vamos ter investimentos para o estado integrados com os municípios e governo federal, direto com o setor privado, em parceria público-privado, além de garantir um lado social, com a nossa vice-governadora, Regina Sousa, que já acompanha essa área”, ressaltou o chefe do executivo estadual.

Para o cumprimento desses objetivos, quatro coordenações foram criadas: a de Educação será liderada pelo secretário de Estado da Educação, Ellen Gera; de investimento privados, com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Igor Neri; de parcerias Público-Privadas, com a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura; e a última, será responsável pela integração de diversas áreas, comandada pelo diretor geral do Instituto de Terras do Piauí, Chico Lucas.

“Vamos ter, dentro do PRO Piauí, quatro coordenações destacadas: uma relacionada à educação, no qual teremos o secretário Ellen Gera à frente; o presidente do Interpi, Francisco Lucas irá coordenar a regularização fundiária. A parte relacionada aos investimentos privados será coordenada pelo secretário do Desenvolvimento Igor Neri; e ficará com a doutora Viviane Moura, a parte de parcerias público-privado. Fiz ainda um contive à secretária Ariane Benigno para acompanhar essa fase da implantação do PRO Piauí, naquilo que são investimentos em cada município, sendo uma coordenação que terá uma equipe em cada território, envolvendo todas as áreas do estado. Teremos um painel com toda a transparência e todas as informações para o acompanhamento dos investimentos. Vamos ter ainda um comitê da sociedade para acompanhar todas essas ações. Então, estou bastante animado, vamos trabalhar muito pelo Piauí”, explicou Wellington Dias.

O secretário de Educação, Ellen Gera, destacou o planejamento de trabalho na educação para os próximos anos. “Estamos colocando um grupo de trabalho específico para a aplicação que vamos realizar pelo Educar Piauí e pelo precatório do Fundef. O governador criou um grande time com vários setores de várias pastas, com o qual vamos realmente buscar, com a máxima eficiência possível, fazer chegar à comunidade educacional todos os benefícios que estamos colocando no nosso planejamento para 2020, 21, 22 e 23, que é o período do PPA”, disse.

O gestor da educação estadual acrescenta ainda que irá trabalhar em quatro eixos dentro do Programa Educar Piauí. “A Secretaria de Educação está trabalhando com quatro grandes objetivos no Educar Piauí: a elevação da proficiência dos nossos estudantes; combater a distorção idade-série nas nossas escolas, combatendo reprovação e abandono; consolidação da educação profissional no nosso estado, em parceria com outras instituições e um objetivo que estamos cuidando com muito carinho, que é o combate ao analfabetismo. Vamos trabalhar em duas grandes frentes: o analfabetismo de jovens e adultos e em parceria com os municípios para a alfabetização na idade certa”, pontua Ellen Gera.

O secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fontelles, reitera a importância do PRO Piauí no cumprimento do planejamento estadual. “O PRO Piauí é o maior programa de investimento da história do Piauí. Envolve tanto a parte do desenvolvimento social, quanto do desenvolvimento econômico e a ideia é que haja um painel de monitoramento, de acompanhamento e muita transparência dessas ações. Então, esse comitê técnico irá ajudar que a execução desse plano seja realizada no prazo estipulado, com a fonte de recurso apropriada para que realmente seja um grande programa de entrega de obras, ações e programas para a população”, afirmou o gestor.

CCOM PI

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade