ad16
EconomiaGeral

Produção agrícola do Piauí pode crescer 11%

[ad#336×280]No primeiro levantamento da safra brasileira de grãos em 2013, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mantém a estimativa de crescimento de 11,2% na produção agrícola do Piauí, apesar da irregularidade do inverno em quase todas as regiões do Estado.

Realizado na segunda quinzena de dezembro de 2012 e divulgado na manhã desta quarta-feira (9), em Brasília, o levantamento aponta para a colheita de 2,541 milhões de toneladas de grãos, das quais 1,477 milhão de tonelada  de soja. Este é o quarto levantamento feito pela Conab para a próxima safra.

Na safra de 2011/2012, a produção de grãos do Piauí foi de 2,286 milhões de toneladas, restrita praticamente aos Cerrados. Nas demais regiões do Estado a seca que permanece, dizimou as lavouras dos agricultores familiares. Os problemas climáticos deverão afetar os índices de crescimento em relação aos demais estados produtores do Nordeste, principalmente Maranhão e Bahia.

Mesmo assim, como a produtividade foi estimada em 6,5%, com base nas três últimas safras, procedimento normal nos levantamentos da Conab, é possível que haja alterações nos números iniciais, desde que o inverno nos Cerrados se mantenha pelo menos regular.

Para a próxima safra, a área plantada cresceu 4,4% em relação à safra anterior, passando de 1,173 milhão para 1,226 milhão de hectares.

Ascom

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também