ad16
DestaquesGeral

Produção de mel apoiada pela Codevasf é degustada por visitantes do PecNordeste

[ad#336×280]Os visitantes do XVII Seminário Nordestino de Pecuária – PecNordeste 2013, em Fortaleza (CE), estão tendo a oportunidade de conhecer uma colmeia e degustar mel no estande da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no evento, que vai até 5 de setembro no Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste.

Os produtos expostos são da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), entidade apoiada pela Codevasf que reúne oito cooperativas do Piauí e beneficia cerca de 960 famílias de produtores.

“Esta é mais uma oportunidade, em parceria com a Codevasf, de divulgar nosso mix de produtos, que inclui bisnagas e sachês de mel orgânico, sprays de mel com própolis, entre outros itens com certificação Fair Trade (comércio justo)”, explica o presidente da Casa Apis, Antonio Leopoldino Dantas Filho, presente no estande.

Apicultura
Produção de mel em PIcos – Foto: Reprodução

Com o tema “Viver bem no semiárido”, a abertura oficial do PecNordeste 2013 ocorreu nesta terça-feira (3) com a presença do governador do Ceará, Cid Gomes, e do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade. “Está será uma Pec histórica. Para mim o maior desafio é avançar no modo de produção rural”, destacou o governador durante a abertura.

A extensa programação técnico-científica do PecNordeste 2013 conta com palestras, minicursos, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis, além de exposição de cadeias produtivas a fim de estimular geração de negócios.

As discussões envolvendo a apicultura – um dos destaques do evento – abordam o panorama da atividade no Brasil e no exterior, a produção de própolis como alternativa viável para o Nordeste, a manutenção dos enxames no semiárido, entre outros temas. Durante o PecNordeste, a Codevasf participa da reunião itinerante da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel e de Produtos Apícolas, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que vai abordar ações emergenciais adotadas e propostas de médio e longo prazo para convivência sustentável com o semiárido.

Para estruturar a atividade apícola, a Codevasf investe em diversas ações em toda sua área de atuação. Em 2012 e 2013, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI), a Codevasf está investindo cerca de R$ 31 milhões na apicultura. Os investimentos, que integram o eixo Inclusão Produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, vão beneficiar cerca de 3 mil famílias com kits produtivos.

De 2004 a 2011, a Companhia investiu cerca R$ 19 milhões em toda sua área de atuação, com destaque para o norte de Minas; sudeste e sudoeste do Piauí; Moxotó, Araripe, Pajeú e Sertão do São Francisco, em Pernambuco; microrregiões de Ibotirama, Bom Jesus da Lapa e Juazeiro, na Bahia, e territórios do Baixo São Francisco, em Alagoas e Sergipe. Com esses investimentos, foram realizadas recuperação de pastos apícolas; fornecimento de colmeias, indumentárias e equipamentos apícolas; e implantação de apiários, casas de mel e entrepostos.

Além disso, a Codevasf apoia a participação de produtores e técnicos em seminários, congressos, eventos de divulgação e comercialização de produtos apícolas e intercâmbios. “É uma oportunidade de capacitar, promover a interação, trocar conhecimentos e experiências, além de possibilitar a inserção mercadológica da agricultura familiar”, ressalta a chefe da Unidade de Apoio aos Arranjos Produtivos da Codevasf, Izabel Aragão, que é a representante da empresa na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel e de Produtos Apícolas.

PecNordeste 2013

Considerado o maior evento agropecuário do Ceará, o XVII Seminário Nordestino de Pecuária – PecNordeste tem como objetivo o fortalecimento das cadeias produtivas do agronegócio da pecuária. O evento destaca os segmentos de apicultura, pesca, avicultura, bovinocultura de leite, ovinocaprinocultura, equinocultura e suinocultura. Em uma área de 10 mil metros quadrados para exposição, também ocorre a XVII Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários e a II PecLeite.

O seminário é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar/CE), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE) e Sindicatos dos Produtores Rurais (Sinrural).

Etiquetas

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade