ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesEducação

Professor comenta o 1º dia do Enem; MEC desclassifica 37

Candidatos entrando na escola para fazer a prova-Foto: Romário Mendes

O professor de Física do do grupo Educacional Diferencial (Anglo), Isbael Emídio, fez a prova azul neste primeiro dia do Enem e afirma que o nível do exame estava mediano. Ele diz ainda que, no geral, houve uma evolução, o que facilitou a vida dos estudantes.

“Isso porque os textos estavam mais curtos, comparados às últimas edições. Este era um grande problema porque os enunciados sempre eram muito longos e são 90 questões para serem resolvidas em quatro horas e meia. Desta vez, foi mais fácil”, observa.

Em relação à disciplina que leciona, Isbael conta que o tema mais abordado foi mecânica. “Foi algo positivo. A prova sofreu uma modificação radical em relação às anteriores quando os temas mais explorados eram termologia e eletricidade. Agora carregaram em mecânica, como antigamente, mas desprezaram magnetismo”, diz.

Após conversar com seus estudantes, o professor disse que eles gostaram da prova. “Alunos estão contentes porque tiveram tempo e não acharam difíceis as questões. E o Enem continua mantendo a mesma linha de relacionar questões aos problemas do cotidiano como poluição ambiental, consciência da preservação do planeta”, finaliza.

Neste sábado foi realizada a prova de Ciências Humanas e Exatas. No domingo (4), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnlogias, que incluem as disciplinas de língua portuguesa, língua estrangeira e a redação.

Desclassificados

Além do boato sobre o cancelamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a equipe de monitoramento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) identificou casos de vazamento de imagens em locais de prova em estados como São Paulo, Mato Grosso, o Espírito Santo e o Paraná. Por causa disso, foram retirados das salas de prova e eliminados 37 candidatos.

De acordo com o Inep, o uso de celular é proibido nos locais de prova. Quem estiver com o aparelho, deve colocá-lo em um envelope lacrado, embaixo da carteira.

Apesar dos registros, o Inep avalia que a primeira prova do Enem 2012 transcorreu dentro da normalidade. “Toda a operação de logística ocorreu conforme o planejamento”, diz comunicado divulgado no final da tarde de hoje (3).

Uma equipe de 15 funcionários, cada um com seu monitor, acompanhou as postagens nas redes sociais durante a aplicação do Enem hoje e dará continuidade ao trabalho amanhã (4). Segundo a assessoria do Inep, a Polícia Federal mantém uma equipe de plantão que trabalha junto com o instituto.

O foco são as mensagens publicadas no Twitter e no Facebook, que possam comprometer o exame. Pela manhã, uma postagem com informação falsa sobre o cancelamento do Enem chegou a ser publicada. A PF e o Ministério da Educação identificaram o autor.

Em todo o país, mais de 5,7 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem. O exame é aplicado em 15.076 locais de prova distribuídos em 1.615 municípios em todas as regiões do país. Com informações da ABr

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade