ad16
DestaquesEducaçãoTodas as Notícias

Professor de Monsenhor Hipólito leva escola estadual a conquistar prêmios nacionais

O trabalho do docente está fazendo diferença no Ceti José Alves Bezerra, em Monsenhor Hipólito.

Professor de Língua Portuguesa no Centro Estadual de Tempo Integral José Alves Bezerra (CetiJAB), na cidade de Monsenhor Hipólito, Satírio Francisco de Sousa, vem fazendo a diferença na vida dos alunos e na escola como um todo.

O professor é um entusiasta na área de redação e linguagens e, dessa forma, incentiva e auxilia no preparo dos alunos para competições de conhecimento, como olimpíadas, Programa Jovem Senador e Parlamento Jovem, os quais os estudantes competem por meio de produções textuais.

Professor Satírio Francisco de Sousa
Professor Satírio Francisco de Sousa

Das 11 edições do Programa Jovem Senador, a escola já conquistou por seis vezes o primeiro lugar no Piauí. No ano de 2012, conquistou o terceiro lugar no Brasil e em 2018, a primeira colocação no país. A ascensão dos estudantes em concursos nacionais e o destaque da escola na área de redação e linguagens se devem ao incansável trabalho do professor Satírio.

Em 2018, a aluna Laniele Lorana foi a primeira colocada do Brasil no concurso Jovem Senador, a estudante escreveu uma redação com o tema: “Cidadão em ação, democracia em construção” sob a supervisão do professor Satírio. O bom desempenho no texto levou a jovem de Monsenhor Hipólito a tomar como Jovem Senadora.

“Tenho muito a agradecer ao professor Satírio por todo o auxílio. Sempre que aparecem projetos como o Jovem Senador, Parlamento Jovem, dentre outros, ele vai a todas as salas explicar como funciona e incentiva os alunos a participarem. Além disso, ele dá aulas extras, dicas, corrige os textos e acompanha as nossas produções. É um professor ativo, que não se cansa de ajudar os alunos”, disse a estudante.

Para a diretora do Ceti José Alves Bezerra, Josefa Ilza Neta, o trabalho do professor Satírio é enriquecedor e fundamental para o sucesso e evolução da educação na escola. “Essa ascensão só está acontecendo, porque existe um brilhante trabalho desse professor, dos alunos e da gestão do Ceti José Alves Bezerra, que vêm ao longo dos anos cumprindo as metas e evoluindo na Educação Piauiense”, afirmou a gestora.

De acordo com o professor Satírio, o segredo do sucesso é realizar um trabalho com amor e pensando sempre no aluno como um cidadão em formação para a vida. “Em primeiro lugar, procuro sempre realizar um trabalho com muito amor e dedicação, pensando não só no salário ou no meu crescimento profissional, mas também tendo como foco o crescimento intelectual do meu aluno, de forma que ele desenvolva as competências e as habilidades necessárias para que esteja preparado para o mercado de trabalho e para a vida, que sejam cidadãos e vencedores”, disse o docente.

Trabalho que não para

A preparação dos alunos para o Programa Jovem Senador 2019 já começou. Esse ano os estudantes devem escrever um texto dissertativo-argumentativo, de até 30 linhas e com o tema: “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”.

“Desde o início do ano que venho trabalhando o tema com os alunos e os incentivando a participarem. No momento estamos em fase final de elaboração do texto. Temos alunos muito motivados e confiantes e acreditando que mais uma vez um aluno do Ceti José Alves Bezerra terá êxito nesse programa”, concluiu o professor Satírio.

Tags

Leia Também