ad16
DestaquesTodas as Notícias

Professor Inácio Baldoíno falece aos 86 anos em Teresina

Ele estava há 18 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Paulo, na capital.

O ex-presidente da Câmara Municipal de Picos e ex-diretor do Campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professor Inácio Baldoíno de Barros, de 86 anos, faleceu em Teresina na tarde desta segunda-feira (04). Ele estava há 18 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Paulo, na capital.

O professor Inácio, como é mais conhecido na região de Picos, ocupou diversos cargos públicos na área da educação e foi eleito vereador de Picos por quatro mandatos. Mas ele sempre fazia questão de ressaltar nas entrevistas que gostava mesmo era de ser professor.

Professor Inácio Baldoíno de Barros- Foto: Romário Mendes

No último Salão do Livro do Vale do Guaribas, Inácio Baldoíno foi o personagem homenageado. Em sua humildade, ele disse na oportunidade que não sabia se era merecedor de tamanhas homenagens.

O corpo do educador deve ser transladado de Teresina para Picos ainda na noite desta segunda-feira e deve ser velado na Câmara Municipal nesta terça-feira (05/11). O sepultamento provavelmente ocorrerá a tarde após celebração de corpo presente.

O presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor (MDB), divulgou nota lamentando a morte do professor Inácio.

Confira a nota:

NOTA DE PESAR DA CÂMARA MUNICIPAL DE PICOS A FAMÍLIA DO PROFESSOR INÁCIO BALDOINO DE BARROS

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.” (Mateus 5:6)

A Câmara Municipal de Picos (PI), através do Excelentíssimo Senhor presidente, vereador Hugo Victor Saunders Martins, vem a publico apresentar votos de pesar pelo falecimento do ex-presidente da Câmara Municipal de Picos e Diretor do Campus da UESPI de Picos, professor Inácio Baldoino de Barros, de 86 anos, ocorrido na tarde desta segunda-feira, dia 04 de novembro de 2019, no Hospital São Paulo, em Teresina (PI).

O Poder Legislativo, tomado de uma profunda tristeza, neste momento de dor, em que a ausência de uma pessoa querida deixa lacunas impreenchíveis se solidariza com familiares e amigos deste grande homem público que procurou servir a comunidade, exercendo com dignidade o mandato parlamentar e como Educador deixou um grande legado para a comunidade da região de Picos.

Picos (PI), 04 de novembro de 2019.

Vereador Hugo Victor Saunders Martins

Presidente da Câmara Municipal de Picos

Biografia

Inácio Baldoíno de Barros nasceu no dia 10 de setembro de 1933, sendo filho de José Baldoíno de Barros e Antônia de Moura Barros. Foi casado com Maria do Amparo de Araújo Barros com quem teve 4 filhos: Inácio Barros Filho, Francisco Carlos de Araújo Barros, Jose Nicodemos de Araújo Barros e Eugenia Maria de Araújo Barros e ainda cria dois netos: Petrosyan Barros Aquino e Patrick Barros Aquino.

Começou o primário na Unidade Escolar Coelho Rodrigues em Picos. Continuou o ginásio em Teresina no Colégio São Francisco de Sales. Retornou a Picos onde o 2º grau com especialização Técnica em Contabilidade.

Fez o curso Cades Historia da inspetoria regional de Teresina. Realizou um exame pela Faculdade de C.Sociais e Filosofia da Universidade Federal do Ceará  e tem o curso superior de Licenciatura Plena em Pedagogia com especialidade em Administração Escolar pela Universidade Federal do Piauí. Pos-graduou-se em Administração Escolar-Especialista da Educação no ano de 1992/93.

No ano de 1969 participou do curso de treinamento e atualização de professores do ensino médio oficial, também participou do curso de reciclagem em Estudos Sociais e Geografia, curso de treinamento de divulgação para a implantação das diretorias regionais de educação (1981), curso de atualização de diretores de estabelecimentos de ensino de 2º grau (de 14 a 25/11/77) entre outros.

Profissionalmente exerceu vários cargos: trabalhou na agência do ECT, foi professor de história e geografia, em cargos de diretor e superintendente em colégios.

Inácio Baldoíno é um nome que sempre esteve ligado à política local exercendo o mandato de vereador por quatro vezes no período de 1983 a 1988; 1989 a 1993 (reeleito); 1993 a 1996 (reeleito) e de 1997 a 2000. Também já foi presidente da Câmara Municipal de Picos, foi também eleito conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Piauí, chefe de seção de ensino 9ª DRE.

Foi nomeado o 1º diretor do campus de Picos da UESPI (1993/94).

Inácio Baldoíno tem uma obra publicada intitulada “MEUS CANTARES” , livro de poesias. Hoje se encontra aposentado dedicando-se a publicação de uma obra de poesias ainda sem nome. É ocupante da cadeira de n° 17 da Academia de Letras da Região de Picos tendo escolhido por patrono  Petrônio Portela Nunes.

Fonte: Web Piauí 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade