ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesEducaçãoTodas as Notícias

Professores da rede estadual do Piauí iniciam greve por tempo indeterminado

A greve deve começar durante o início das aulas, na próxima segunda-feira (10/02), e seguirá por tempo indeterminado.

Os professores da rede estadual do Piauí decidiram por unanimidade que não vão iniciar o ano letivo até que o Governo do Estado pague o reajuste salarial de 2019 e de 2020, somando um percentual de 17,01%. A greve deve começar durante o início das aulas, na próxima segunda-feira (10/02), e seguirá por tempo indeterminado. A informação foi confirmada ao OitoMeia pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí (Sinte-PI).

“O ano de 2020 será mais duro para os servidores do estado do Piauí, o que já foi vislumbrado no apagar das luzes do ano de 2019 com o processo sumário de reforma da previdência estadual, com simulacro de audiência pública e violência policial contra a classe trabalhadora.O governo Wellington Dias, assim como o governo Bolsonaro, escolheu a educação como alvo, não cumpriu a Lei do Piso em 2019 e o acordo firmado com a categoria, deixando aposentadas/os da educação sem reajuste e os ativos com a insegurança do auxílio alimentação”, divulgou o Sinte em nota. 

Professores do estado decidem por greve por tempo indeterminado (Foto: Divulgação)

De acordo com o Sinte, o governo não cumpriu o acordo feito em 2019 e, agora, as aulas no estado só começarão depois que o reajuste para a categoria com os percentuais do último ano e de 2020 foram pagos. Na segunda-feira (03/02), o sindicato chegou a se reunir com o secretário de Governo, Osmar Junior.

Segundo o sindicato, o secretário disse que o Governo está estudando as contas para apresentar uma proposta de reajuste que venha a contemplar os anos de 2019 e 2020. Porém, não prometeu o valor de 7,01% exigido pelos professores.

Ainda na próxima segunda (10), o Sinte realizará uma manifestação durante a abertura do ano letivo. A concentração acontecerá na porta do Palácio de Karnak a partir das 8h30 e seguirá  até a Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, no bairro Morada do Sol, zona Leste de Teresina, onde o governador Wellington Dias fará a abertura do ano letivo.

Fonte: Paula Sampaio/Portal Oitomeia

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Quer falar a Redação? Comece aqui