Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Professores da rede estadual do Piauí iniciam greve por tempo indeterminado

Os professores da rede estadual do Piauí decidiram por unanimidade que não vão iniciar o ano letivo até que o Governo do Estado pague o reajuste salarial de 2019 e de 2020, somando um percentual de 17,01%. A greve deve começar durante o início das aulas, na próxima segunda-feira (10/02), e seguirá por tempo indeterminado. A informação foi confirmada ao OitoMeia pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí (Sinte-PI).

“O ano de 2020 será mais duro para os servidores do estado do Piauí, o que já foi vislumbrado no apagar das luzes do ano de 2019 com o processo sumário de reforma da previdência estadual, com simulacro de audiência pública e violência policial contra a classe trabalhadora.O governo Wellington Dias, assim como o governo Bolsonaro, escolheu a educação como alvo, não cumpriu a Lei do Piso em 2019 e o acordo firmado com a categoria, deixando aposentadas/os da educação sem reajuste e os ativos com a insegurança do auxílio alimentação”, divulgou o Sinte em nota. 

Professores do estado decidem por greve por tempo indeterminado (Foto: Divulgação)

De acordo com o Sinte, o governo não cumpriu o acordo feito em 2019 e, agora, as aulas no estado só começarão depois que o reajuste para a categoria com os percentuais do último ano e de 2020 foram pagos. Na segunda-feira (03/02), o sindicato chegou a se reunir com o secretário de Governo, Osmar Junior.

Segundo o sindicato, o secretário disse que o Governo está estudando as contas para apresentar uma proposta de reajuste que venha a contemplar os anos de 2019 e 2020. Porém, não prometeu o valor de 7,01% exigido pelos professores.

Ainda na próxima segunda (10), o Sinte realizará uma manifestação durante a abertura do ano letivo. A concentração acontecerá na porta do Palácio de Karnak a partir das 8h30 e seguirá  até a Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, no bairro Morada do Sol, zona Leste de Teresina, onde o governador Wellington Dias fará a abertura do ano letivo.

Fonte: Paula Sampaio/Portal Oitomeia

Sair da versão mobile