DestaquesEducação

Professores de Picos encerram greve e voltam às aulas amanhã

anuncio17 UNIFSA
Aulas recomeção nesta quinta-feira- Foto : Maria Moura

Os professores da rede estadual de Picos encerraram o movimento grevista que mantinham desde o dia 27 de fevereiro. Com manifestação na Praça Félix Pacheco, realizada na manhã desta quarta-feira (25), no Centro de Picos, eles comunicaram à população o retorno das aulas e a insatisfação com representantes públicos estaduais, em especial o governador Wilson Martins.

Sob o comando da professora Gisele Dantas, presidente do SINTE Regional de Picos, a categoria ressaltou que o fim da greve é uma decisão tomada pensando nos alunos, “para não inviabilizar em 100% o ano letivo e levá-los ao sacrifício”. Escolas devem funcionar normalmente a partir de amanhã.

Os professores também apresentaram à população uma nota de repúdio direcionada ao governador Wilson Martins e aos deputados da Assembleia Legislativa do Piauí – ALEPI, que aprovaram nesta segunda-feira (23) o projeto que estabelece o piso salarial dos professores da rede estadual com reajuste de 22% apenas para professores que não possuem curso superior.

Greve dos professores da rede estadual de Picos terminou nesta quarta-feira (25)-Foto : Maria Moura

“Dia do Massacre”

A presidente do sindicato em Picos afirma que o projeto é irregular e garante que categoria vai na lutar na Justiça pelo cumprimento da Lei do Piso. “A segunda-feira ficou marcada na história dos professores como o dia do massacre, da humilhação, o dia em que o governo do Piauí com deputados ‘fantoches’ aprovou um projeto que trouxe a desvalorização do professor”, lamenta.

Apesar dos quase dois meses contínuos de paralisação, as reivindicações na foram atendidas, ainda assim grevistas afirmam não se sentirem derrotados. “A volta às aulas não é uma derrota para os professores, é uma derrota para a Assembleia Legislativa. Estamos voltando com a cabeça erguida”, ressalta Gisele Dantas.

Estado de greve permanece

Durante o ato público os manifestantes aproveitaram para lembrar o nome dos deputados da região de Picos que votaram a favor do projeto enviado à Alepi pelo governador Wilson Martins. “Eles assinaram com o próprio punho a traição”, comenta Gisele.

“A partir de agora a nossa arma é a Justiça. O fato de voltarmos à sala de aula não indica que estamos derrotados, mas mostra que estamos mudando a estratégia de luta e enfrentamento a esse governo”, diz a professora Glácia Lopes. Ela ressalta a decepção com os deputados estaduais Belê Medeiros, Tadeu Maia e Kléber Eulálio, todos da macrorregião de Picos. “Todos os deputados da região votaram contra os professores”, lamenta.


Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.