ad16
AutoPECASonline24.pt
EducaçãoGeralTodas as Notícias

Professores participam de primeiro encontro do Pnaic 2014

[ad#336×280]Vamos Juntos Alfabetizar! Com essa temática, professores e gestores escolares, da rede municipal de ensino, inseridos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), participam nesta quarta-feira (14), no auditório da Universidade Federal do Piauí, do primeiro encontro do Pnaic 2014.

O evento busca fazer uma retrospectiva do processo de formação de alfabetizadores do município de Picos, além de incentivar educadores, gestores na mobilização e parceria dos profissionais de educação e no desempenho do trabalho docente em sala de aula. Durante o encontro, os alfabetizadores fizeram relatos de experiências exitosas na prática do ensino-aprendizagem.

Segundo a coordenadora municipal do Pnaic, Ana Patrícia Gonçalves, em Picos 180 educadores, mais sete orientadoras de estudos participam do programa.  Ainda de acordo com a coordenadora, este ano o pacto dará ênfase para a prática da matemática, porém continuará também com a prática do letramento.

Para o secretário municipal de educação, Pe. Walmir Lima os resultados do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa começaram no primeiro ano de implantação. “Só teremos o resultado exato no final do ciclo, em 2015, mas diante relatos de educadores podemos concluir que, no primeiro ano do ciclo, o resultado é positivo. Nosso município está envolvido para que os professores apliquem em sala de aula a dinâmica do Pnaic e, assim, com certeza, teremos o êxito esperado, que nossas crianças até 8 anos de idade saibam ler e escrever”.

Alunos da rede municipal de ensino participando evento-Foto: Ascom Seme
Alunos da rede municipal de ensino participando evento-Foto: Ascom Seme

Já a professora Raqueline Feitosa destaca a importância do pacto na educação. “Tenho o privilégio de participar do Pnaic. É algo muito proveito, acrescenta nosso conhecimento com novas ferramentas que facilitam o nosso trabalho em sala de aula”.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Público presente no evento-Foto: Ascom Seme
Público presente no evento-Foto: Ascom Seme

A programação do I Encontro do Pnaic 2014 segue até às 17h e conta com palestras e apresentações culturais feitas por alunos das escolas Expedito Albano e Elpídio Monteiro Gonçalves.

Ascom Seme

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade