ad16
AutoPECASonline24.pt
Geral

Profissionais do setor de urgência e emergência do HRJL participam de capacitação sobre patologias cardiorrespiratórias

Na noite desta quarta-feira, 10, foi realizado no auditório do SEBRAE em Picos, a 1ª oficina para os profissionais da saúde que atuam no setor de Urgência e Emergência do Hospital Regional Justino Luz – HRJL. A capacitação reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e médicos de diversas especialidades para apresentar as técnicas e procedimentos a serem adotados em situações que envolvam doenças do coração.

Grande número de profissionais participaram da oficina - Foto: Paula Monize
Grande número de profissionais participaram da oficina – Foto: Paula Monize

A oficina que está ainda em fase piloto é organizada em dois momentos: módulo teórico e módulo prático. Os temas abordados nesta fase inicial contemplam a Parada Cardiorrespiratória – CPR, e Infarto Agudo do Miocárdio – IAM, explanados pelos médicos cardiologistas, Raimundo Reis e Gilmário Santos. A mesa-redonda foi mediada pela médica cardiologista Márcia Cristina.

Dr. Raimundo Reis durante explanação do tema da oficina - Foto: Paula Monize
Dr. Raimundo Reis durante explanação do tema da oficina – Foto: Paula Monize

Segundo a organizadora da capacitação e professora da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campi de Picos, Valquíria Pimentel, a discussão é de fundamental importância para ampliar o trabalho realizado por estes profissionais.

Professora Valquíria Pimentel
Professora Valquíria Pimentel

“Devido a pesquisas realizadas pelos acadêmicos das instituições de ensino superior de Picos na área da Enfermagem foi detectado esta necessidade de que houvesse uma melhor capacitação destes profissionais que atuam no setor de urgência e emergência do hospital, e que lidam com situações adversas no seu trabalho. Hoje é apenas o projeto piloto, tenho certeza que as discussões realizadas aqui irão ser postas em práticas e otimizarão o trabalho diário destes profissionais no sentido de oferecer maior conhecimento e como se proceder diante de situações como estas”, disse Valquíria Pimentel.

A professora ainda ressaltou que o projeto deve continuar pelo período de um ano abordando uma série de temas como Traumas, Nefro (patologias do rim) e dentre outras.

O diretor do HRJL, Dr. José Ayrton, avaliou a realização desta oficina e o que vem a representar na melhoria do material humano que atua no hospital. “Esta é uma iniciativa de extrema importância, principalmente para melhorar a qualidade no atendimento e serviços prestados no nível técnico dos profissionais que estão na [frente da loja]. Desde o início estávamos buscando realiza-la e agora diante das parcerias se pode fazer, mesmo passando por um momento de fragilidades, temos dado continuidade aos serviços no sentido de sempre oferecer melhores serviços na saúde”, destacou o diretor.

José Ayrton, diretor do HRJL - Foto: Paula Monize
José Ayrton, diretor do HRJL – Foto: Paula Monize

A oficina iniciada na noite de ontem segue até o dia 11 de abril com a realização dos módulos práticos, onde os técnicos de enfermagem e enfermeiros poderão manusear os equipamentos de saúde utilizados nestes procedimentos clínicos que envolvem as patologias do coração.

Equipamentos para os módulos práticos - Foto: Paula Monize
Equipamentos para os módulos práticos – Foto: Paula Monize

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade