ad16
MunicípiosSantana do Piauí

Programa Brasil Alfabetizado entrega óculos em Santana do Piauí

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (20) ocorreu a entrega simbólica de óculos para os alunos do Programa Brasil Alfabetizado de Santana do Piauí. O evento, realizado na Biblioteca Municipal, contou com a participação de alunos que terminaram recentemente a última etapa do Brasil Alfabetizado, a quarta etapa realizada em Santana.

Marcou presença no evento a secretária de Educação, Elizete Maria Leal; o agente de desenvolvimento rural, Antônio José; a supervisora Maria Docarmo; a coordenadora do Brasil Alfabetizado em Santana do Piauí, Aurilena Gonçalves Pinheiro Leal; além da superintendente institucional Helena Roseno; a coordenadora geral do Brasil Alfabetizado, Rosana Ramos e a superintendente do Brasil Alfabetizado; Maria das Mercês Coutinho Lima.

A coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado no município de Santana do Piauí, Aurilena Gonçalves explica que os alunos contemplados com os óculos integram a quarta etapa do programa no município, concluída recentemente. A coordenação já
está organizando a próxima etapa que manterá o ritmo das anteriores, funcionando em todos os povoados.

O programa Brasil Alfabetizado atende em sua maioria adultos que não tiveram oportunidade de estudar em outras etapas da vida. Ao longo de sete meses, tempo de duração do curso, o adulto aprende a ler e escrever, tornando-se habilitado a enfrentar situações antes consideradas complicadas, como compras em um supermercado ou tomar um ônibus.

Aurilena explica que por atender em sua maioria pessoas adultas e com mais de 60 anos foi firmando um convênio com outro programa, o Olhar Brasil, que através de uma parceria com a Prefeitura Municipal torna possível o fornecimento dos óculos.

Antes dessa distribuição, no entanto, um oftalmologista se desloca ao município onde
é realizada a consulta com todos os alunos. Ao identificar que uma pessoa começa a sofrer com problemas de visão, o médico prescreve o uso dos óculos, ocorrendo posteriormente a distribuição. Todos os aparelhos chegam ao município com os nomes de seus futuros donos. Nesta manhã, 104 óculos foram entregues.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade