Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Programa “Minha casa, Minha vida2” chega a Santana do Piauí

"Minha casa, Minha vida" - Foto: Ilustração

Por Jailson Dias

Após a construção e entrega das 30 casas populares inauguradas em 2011, o município de Santana do Piauí receberá mais 40 casas do programa “Minha Casa Minha, Vida 2” do Ministério das Cidades, governo federal. A Prefeitura Municipal de Santana do Piauí fez a solicitação para mais uma vez ser contemplada com esse programa ainda no começo de 2012.

O prefeito Valdenilson Dias Borges explicou que as novas casas serão construídas de forma semelhante a anterior, espalhadas pelo município, não havendo a constituição de uma Cohab, que aumentaria mais os custos da obra além da dificuldade em encontrar um terreno plano o suficiente para contemplar essa quantidade de residências.

“Com os beneficiados possuindo um terreno ficará mais fácil, pois dessa forma a prefeitura pode oferecer a custos mais baixos a infraestrutura necessária, como: água e luz”, relatou o prefeito. As casas deverão ser construídas por todo o município, contemplando a zona rural e a sede.

Os modelos anteriores das moradias eram mais simples. Cada uma custou em média R$ 12 mil. As novas residências custarão em torno de R$ 25 mil cada, possuindo um modelo com melhor acabamento incluindo piso de cerâmica.

A seleção das famílias contempladas ficará a cargo do governo federal através de seu cadastro padrão, o “Bolsa Família”. O processo de licitação para saber qual empresa ficará responsável pela construção acontecerá ainda no mês de junho.

O site do Ministério das Cidades cita a relevância das parcerias: “A parceria com municípios e estados é ainda mais importante nessa modalidade. As propostas apresentadas contêm contrapartidas que facilitam a execução do empreendimento, como terreno, por exemplo, item obrigatório que poderá ser de posse do beneficiário ou cedido pelo proponente”.

Sair da versão mobile