DestaquesGeralTodas as Notícias

Projeto Casa Aliança muda vidas com atividades recreativas em Picos

Isabel como exemplo, a coordenadora da Casa Aliança, Marilene de Sousa, destaca que o projeto é fundamental não apenas para a formação profissionalizante, mas pessoal de cada criança e adolescente.

anuncio17 UNIFSA

Aulas de violão, teatro, informática, culinária, artesanato e futsal. As atividades que surgiram como lazer e recreação quando a estudante Isabel Santos tinha 10 anos, transfomaram a sua vida, assim como de muitas outras crianças atendidas pelo projeto Casa Aliança, na cidade Picos. A iniciativa da Associação de Desenvolvimento Comunitário Construindo Alianças, muda a realidade de aproximadamente 230 crianças e adolescentes.

Para a jovem de 18 anos, hoje estudante de Administração, o projeto Casa Aliança, foi uma alternativa para ficar distante de situações de vulnerabilidade social comuns na comunidade do bairro Parque de Exposições.

“Como a gente mora em um bairro que não tem muitas opções de lugares que ofereçam educação e lazer, que ensinem você a ser um cidadão de bem, a Casa Aliança foi de suma importância na minha vida. Aprendi que devemos ser boas pessoas independentes de qual seja sua condição social e que todos podemos ter um bom futuro, só depende do nosso estudo e esforço”, diz Isabel.

Tendo Isabel como exemplo, a coordenadora da Casa Aliança, Marilene de Sousa, destaca que o projeto é fundamental não apenas para a formação profissionalizante, mas pessoal de cada criança e adolescente.

Sede da Associação de Desenvolvimento Comunitário Construindo Alianças — Foto: Casa Aliança

“Eu vejo como uma oportunidade de crescimento para todos, crescimento como seres humanos, como cidadãos. Pois primeiro valorizamos a pessoa humana, a integração, o respeito e ao mesmo tempo damos a oportunidade de acrescentar algo mais na vida deles, para que as crianças possam somar positivamente no seu dia a dia”, diz Marilene.

Hoje, Isabel é voluntária do projeto Casa Aliança. “Há quatro anos faço parte desse processo de ensino/aprendizagem e a mensagem que procuro passar sempre para essas crianças e adolescentes é de que devemos cuidar do próximo também, ajudar no que for preciso. Se hoje eles são alunos, futuramente podem ser voluntários” conclui.

O projeto Casa Aliança é uma continuidade para o trabalhaho social desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Comunitário Construindo Alianças desde 1999. Tudo começou com a Creche Aliança.

Sala de informática que foi construída com ajuda das doações do Criança Esperança — Foto: Casa Aliança

“Primeiro nasceu a Associação, que fundou vários projetos como a Creche e Lavanderia Aliança. Em seguida, em 2003, criamos a Casa Aliança para dar continuidade ao trabalho da creche. Isso foi muito importante, porque as crianças saíam da creche e ficavam ociosas no bairro sem fazer nada. Com a criação da Casa elas frequentam um turno na escola e no outro vêm para o projeto”, explica.

Sobre a Casa Aliança
Em Picos, a Associação de Desenvolvimento Comunitário Construindo Alianças é quem dá forma ao projeto o Casa Aliança: arte, esporte e cidadania, uma ação social que atende crianças e adolescentes de um dos bairros mais pobres da cidade, o Parque de Exposições. Lá, voluntários desenvolvem atividades complementares de apoio ao Ensino Fundamental, como reforço escolar, aulas de informática, artesanato e esportes para 230 crianças. Indiretamente o projeto beneficia 805 pessoas, já que a Associação Aliança tem como grande desafio envolver a família no aprendizado dos filhos.

A ideia é tirar as famílias carentes de situações como as de violência doméstica, prostituição adulta e infanto-juvenil, tráfico de drogas e situação de miséria na comunidade. Além disso, pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social de quem vivem em situação de extrema vulnerabilidade e risco.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.