ad16
GeralTodas as Notícias

Proposta repassa para conta de luz prejuízo com furto de energia

A medida, incluída no projeto relacionado à venda de seis distribuidoras da Eletrobras aprovado na terça (10) pela Câmara dos Deputados

Os prejuízos gerados pelo furto de energia – os chamados “gatos” – acumulados desde 2009 pelas distribuidoras do Acre e de Rondônia poderão ser arcados pelos consumidores. A medida, incluída no projeto relacionado à venda de seis distribuidoras da Eletrobras aprovado na terça (10) pela Câmara dos Deputados, prevê o repasse desses prejuízos para as contas de luz.

As duas estão entre as seis distribuidoras hoje administradas pela Eletrobras que serão leiloadas, e o objetivo é “prepará-las” para a privatização. Antes de virar lei em definitivo, a proposta ainda precisa ser analisada pelo Senado e ser sancionada pelo presidente Michel Temer.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autoriza as distribuidoras a repassar para a tarifa uma parte das perdas que essas empresas terão com problemas de furto. Algumas, porém, têm perdas que superam o limite autorizado pela agência e acabam sofrendo prejuízos. É o caso da Ceron e da Eletroacre. Os valores deverão ser diluídos na conta do consumidor, mas não há um levantamento de quanto será o aumento final da tarifa.

Fonte: Cidade Verde

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também