Geral

Prorrogadas dívidas de agricultores atingidos pela seca

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]O governo decidiu prorrogar por dez anos as dívidas de agricultores atingidos pela seca. O Conselho Monetário Nacional (CMN) já oficializou a decisão, valendo para as parcelas vencendo nos anos de 2012, 2013 e 2014. A medida beneficia agricultores piauienses que tenham contraído empréstimos junto a bancos oficiais.

Segundo o CMN, o pagamento do valor refinanciado começa só em 2015 para produtores em geral e em 2016 para agricultores familiares. No Piauí, a seca castiga uma população superior a 1,2 milhão de pessoas, com maior intensidade na região do Semiárido, a mais seca do Estado.

Além do direito de renegociarem as parcelas referentes aos três anos, a medida do governo garante aos agricultores familiares um desconto de 80% caso quitem em dia as prestações do refinanciamento. O prazo alongado do início da quitação para os anos 2015 e 2016 é para dar tempo aos produtores rurais para recomporem as perdas com a seca de 2912 e 2013.

Agricultores têm dívidas prorrogadas (Foto:Regis Falcão)
Agricultores têm dívidas prorrogadas (Foto:Regis Falcão)

O Banco do Nordeste, por sua vez, lançou um pacote de medidas para regularização de dívidas dos agricultores afetados pela seca. A iniciativa oferece uma série de benefícios a clientes que possuem dívidas vencidas ou a vencer neste ano e no próximo. De acordo com o enquadramento, o cliente pode obter descontos ou dividir o saldo devedor em 10 parcelas anuais.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.