ad16
AutoPECASonline24.pt
Geral

Puxada pela soja, safra do Piauí registra 2° maior crescimento do país

Agricultura - Agricultores
Soja colocou Estado no cenário do crescimento - Foto: Reprodução

Na contramão do país, que deve colher uma safra 2,2% menor este ano, a colheita de grãos no Piauí prevê um crescimento de 17,9%, em relação à 2011. É o que releva o sétimo levantamento da safra brasileira de grãos, divulgado nesta terça-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O índice piauiense é tão bom, que aparece na segunda posição no ranking nacional de crescimento para 2012, atrás apenas da Paraíba (23,3%).

O estudo estipula que serão colhidos no Piauí mais de 2,6 milhões de toneladas de grãos, um novo recorde para o Estado. Em 2011, quando os piauienses fizeram sua maior colheita, a safra fechou em pouco mais de 2,2 milhões de toneladas de grãos. E o novo recorde está sendo impulsionado, mais uma vez, pela soja, que sozinha representa a metade de toda a safra estadual para este ano.

O detalhe da safra piauiense de soja é ainda mais surpreendente, porque este ano a Conab prevê um crescimento de 17,3%, em relação a colhida ano passado. Trata-se da maior porcentagem de alta do país, ficando a frente até do Mato Grosso, que é o maior produtor de soja do país em números absolutos, mas que neste ano terá uma alta de apenas 5% na colheita da cultura. A área plantada de soja no Piauí também teve um crescimento de 16%.

De acordo com a pesquisa da Conab, das mais de 1,3 milhão de toneladas de soja plantadas no Piauí, quase 725 mil toneladas já foram devidamente colhidas, entre os meses de fevereiro e março, o que representa 27% do total previsto para colheita este ano. Neste mês de abril, mais de 778 mil toneladas da cultura estão sendo colhidas. Já o restante do plantio de soja, pouco mais de 201 mil toneladas, deverá ser colhido em maio.

Quanto as outras culturas no Estado, o levantamento da Conab aponta que somente o Arroz e a Mamona têm previsão de queda na safra deste ano, sendo elas de 13% e 12,5%, respectivamente. Já o milho, é a segunda maior cultura na pauta da safra piauiense, com uma previsão de colheita de quase 926 mil toneladas de grãos, uma alta de 31% com relação a safra da cultura em 2011.

Fonte: PortalAZ
Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade