ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Quaresma: entenda porque o período é importante para os católicos

Em 2021, a quaresma começa no dia 17 de fevereiro e vai até o dia 3 de abril.

A quarta-feira de cinzas dá início a Quaresma, esse período para os católicos é marcado por jejuns, penitências, caridade e orações, é o período que o cristão católico se prepara para vivenciar a Páscoa que compreende a paixão, morte e ressurreição de Jesus, a quaresma dura 40 dias porque faz ligação aos 40 dias do dilúvio, aos 40 dias que Moisés ficou no Monte Sinai e os 40 dias que Jesus jejuou durante o período das tentações.

Porque a cor Roxa simboliza o período ?

A cor Roxa simboliza o sofrimento e a penitência, também a cor é uma mistura entre o Vermelho que representa a humanidade (cor do sangue) e o Azul que representa a cor do céu (divindade), com isso o Roxo representa uma forma de equilíbrio entre o que é divino e o que é humano. A cor chama para a conversão, buscando transformar as fragilidades humanas assumindo os gestos da santidade de Cristo.

Porque as imagens dos Santos são cobertas nessa época ?

Este costume é muito antigo na Igreja Católica, cobrir as imagens dos Santos e outros ícones durante a quaresma tem fundamento no luto pelo sofrimento de Jesus Cristo, fazendo com que os fiéis façam uma reflexão profunda, ao olhar para aqueles objetos sagrados cobertos de Roxo, cor que é símbolo da tristeza, dor e penitência.

Porém o ápice acontece na Quinta-Feira Santa, quando são retiradas todas as toalhas do altar, e a Cruz coberta lembra a humilhação que Cristo passou ao ocultar-se para não ser apedrejado pelos judeus, como relata o Evangelho de João, “Os judeus pegaram pela segunda vez em pedras para o apedrejar […]” Jo 10, 31-32 . 39-40.

Quais são os dias mais fortes durante esse período ?

Quarta-Feira de Cinzas: nesse dia é colocado na testa ou cabeça do fiel cinzas, elas simbolizam a dor dos erros humanos, mas elas são um lembrete forte para que os fiéis entendam que do pó vieram e que para o pó voltarão.

Quinta-feira santa: antecede a celebração da morte de Jesus, nesse dia Cristo lavou os pé de seus amigos, ensinando-os que o maior entre todos é aquele que serve e não o que é servido e comeu pela ultima vez com eles, dizendo que o pão é como seu corpo e o vinho como seu sangue.

Sexta-feira da Paixão: é sempre a sexta que vem antes do domingo de páscoa, simboliza a morte de Jesus e é o dia de maior respeito que se possa haver, nesse dia muitas pessoas fazem orações prolongadas de joelhos, não comem carne ou fazem jejum e ficam sem alimentos, o ponto mais alto desse dia é as três horas da tarde, que de acordo com a tradição foi a hora da morte de Jesus.

Domingo da Ressurreição: ou domingo de páscoa, é um dia muito alegre e festivo, simboliza a ressurreição de Cristo, o dia que Ele venceu a morte e dá a oportunidade das pessoas terem vida eterna.

Papa Francisco
Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.