ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
Geral

Quase 3 mil pessoas cumprem pena por tráfico no Piauí

A Corregedoria Geral da Justiça apresenta nesta segunda-feira(04) um relatório sobre o uso e tráfico de drogas no Tribunal de Justiça do Piauí. O perfil do usuário e traficante de drogas no Estado caracteriza-se por ser jovem, pardo e com pouca escolaridade, com profissões precárias e com pouca perspectiva de reinserção na sociedade.

Foto: Cidade Verde
Foto: Cidade Verde

A pesquisa foi realizada a partir de dados dos processos em tramitação na 7ª Vara Criminal da Capital. O período de levantamento foi de 20 de abril de 2012 a 14 de fevereiro de 2013, com 258 processos consultados.

Além de mapear a cidade de Teresina, indicando maior incidência de ocorrência dos fatos delituosos e moradia de usuários e traficantes, o estudo aponta alguns dados interessantes, que podem contribuir para a implementação de políticas públicas para o setor.
Estatísticas levantadas:
a) 76% dos presos por tráfico de drogas são homens. Há, porém, um acentuado crescimento do público feminino nas questões envolvendo tráfico e receptação de drogas no município de Teresina (24%), confirmando a tendência nacional da presença das mulheres nos crimes envolvendo drogas.
b) 59% das mulheres que estão no sistema prisional respondem a processo por tráfico de drogas, sendo esse o motivo predominante das prisões entre as mulheres.
c) 56% dos presos por tráfico de drogas têm menos de 29 anos de idade.
d) 20% das prisões em Teresina ocorrem por conta do Tráfico de Drogas. No Piauí, são 2.929 pessoas cumprindo pena nos presídios do Estado.
e) O crack predomina dentre as drogas apreendidas e motivadoras da prisão de traficantes em Teresina (61%), seguida da maconha (25%) e da cocaína (11%).
Fonte: Cidade Verde
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade