Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Quase 4.000 exames já foram realizados no CTA de Picos este ano, informa coordenador

Apenas este ano, entre os meses de janeiro a março, 3.700 exames de Doenças Sexualmente Transmissíveis foram realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos – CTA, segundo informou o coordenador local, Fábio Bernardes.

Segundo ele, além dos exames de HIV, sífilis, hepatites B e C, também foram realizados 1506 atendimentos de consultório, os quais ocorrem para entrega dos resultados e também atendimentos médicos, caso o paciente seja positivado para alguma DST.

Fábio Bernardes destacou a expressividade na quantidade de casos de sífilis, especialmente no mês de março, onde foram registrados 23 casos. Nos meses de janeiro e fevereiro foram positivados 13 e 3 pacientes, respectivamente. Neste mês duas pessoas já receberam resultado positivo para a doença.

Já em relação aos casos de HIV foram registrados 4 em março e, até este momento, nenhum em abril.

O coordenador do CTA relatou ao Portal RiachãoNet que a quantidade de pessoas que procuraram o local no mês de janeiro foi elevado em mais de 60% durante março. No primeiro mês do ano foram realizadas 381 consultas. Já neste último do primeiro trimestre foram 612.

Para Fábio Bernardes, o aumento no número indica que as pessoas confiam no trabalho sigiloso do CTA e isso aumenta a quebra de barreiras que talvez impeçam a procura pela unidade de saúde. E para romper os tabus, são realizadas atividades educativas. Neste primeiro trimestre foram 81.

“Desde fevereiro estamos desenvolvendo algumas atividades. Mesmo sem carnaval, a prevenção continuou. Fizemos a distribuição de preservativos, lubrificantes. Fizemos a divulgação sobre as DSTs no CTA e, em breve, vamos colocar isso como extramuro, ou seja, iniciaremos nossas palestras fora das paredes do CTA. Algumas faculdades já fizeram o pedido. Em decorrência da pandemia está tudo um pouco mais limitado, mas já estamos esperando normalizar para realizarmos os projetos”, disse ele.

O Centro de Testagem e Aconselhamento funciona de segunda a sexta, das 07h00 às 13h00 e o paciente deve estar munido do Cartão do SUS e RG. Não é preciso fazer nenhum agendamento e o atendimento é de forma individualizada e sigilosa.

“Os testes são feitos de forma sigilosa e dentro de 3 dias os resultados saem. Temos os aconselhadores que são os responsáveis por orientar e tirar as possíveis dúvidas que surgirem, conforme cada situação, prestando apoio emocional como forma de colaborar para que as pessoas entendam e reflitam a respeito dos riscos gerados pela doença. As relações sexuais não deixaram de acontecer, e muitas vezes aconteceram de forma desprotegida, por isso nós temos por obrigação orientar e mostrar as consequências dessas doenças e frisarmos a prevenção, diagnóstico e acompanhamento”, destacou.

Sair da versão mobile