ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Quase 5.000 doses de vacinas contra a Covid já foram aplicadas em Picos

Contudo, muitos idosos de fases passadas estão sem tomar a vacina por erro do Ministério da Saúde

Em coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (22), no auditório do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, fez um relato sobre a quantidade de doses recebidas no município e quantas já foram aplicadas.

De acordo com ele, já foram recebidas 4.259 doses para a primeira aplicação e 1.939 para segunda, resultando em um total de 6.198 vacinas dentro do município. Destas, já foram aplicadas 4.922 vacinas, 3.610 na primeira dose e 1.312 na segunda.

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil – Foto: Romário Mendes

“É possível notar uma diferença entre esses números, mas é porque a maior parte dessas doses recebemos na última sexta-feira (19) e estaremos aplicando no decorrer desta semana. Adentramos a fase de vacinação dos idosos entre 75 a 79 anos”, informou o secretário de Saúde.

Aldo Gil relatou ainda que muitos idosos não foram contemplados com a vacinação, pois a quantidade enviada pelo Ministério da Saúde é inferior ao número de pessoas de cada fase já passada. Contudo, uma solução para o problema já está sendo buscada.

“Estamos tendo um problema de defasagem de doses para os públicos que já passaram. Já fizemos um relatório nominal para ser repassado ao Ministério da Saúde que a nossa equipe de atenção básica já nos repassou. Estaremos enviando esse levantamento hoje para o Ministério e vamos enviar para a Sesapi também, para que estejam nos ajudando a solucionar esse problema”, declarou ele.

O secretário de Saúde de Picos afirmou que o erro na quantidade de doses se deu porque o Ministério da Saúde enviou as doses na quantidade referente ao censo de 2010 e de lá para cá esses números já foram alterados.

“O Ministério tomou por base o último censo do IBGE de 2010, e ele está totalmente defasado. A título de exemplo, um idoso que há 10 anos tinha 65 anos, hoje ele tem 75, então está em outro grupo e público alvo. Então estamos enviando essa relação para que o Ministério da Saúde esteja enviando esse complemento das doses para o público alvo que ficou sem vacinação porque suas fases já passaram. A pasta federal compreende que, acima de 90 anos, 100% do público de Picos já foi vacinado, sendo que não foi. Da mesma forma de 80 a 89”, explicou.

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil – Foto: Romário Mendes

Aldo Gil disse ainda que pensou em transferir as doses destinadas aos idosos de 75 a 79 anos para os que ainda não foram vacinados nas fases anteriores, mas que achou por bem seguir o cronograma do ministério.

“Eu tinha a opção de usar essas doses que vieram para o grupo de 75 a 79 para cobrir esse público que ficou sem vacinação ou reportar ao Ministério da Saúde a falta das vacinas e seguir o protocolo que veio o informe técnico para esse lote de vacinas. Achamos por bem seguir a segunda opção e aguardaremos o Ministério da Saúde enviar o complemento de quem ficou sem a vacina”, enfatizou.

Ele destacou ainda que todos os idosos que ainda não receberam as vacinas, seja de primeira ou segunda dose, as receberão conforme o Ministério da Saúde for enviando para o município.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade