ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralSaúde

Quatro mil testes de Aids serão realizados no Piauí durante campanha

Teste contra a AIDS-Foto: ASCOM

Cerca de quatro mil testes rápidos de HIV/Aids já estão disponíveis em todas as regionais de saúde do Piauí. Os insumos foram repassados através do Ministério da Saúde à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A realização dos testes faz parte das atividades da Campanha pelo Dia Mundial de Luta Contra AIDS, aberta na manhã desta sexta-feira (30) pela diretora de vigilância em saúde, Telma Evangelista.

De acordo com a coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi, Karina Amorim, o Governo do Estado está dando o apoio necessário para que o Piauí realize inúmeras ações em Teresina e nas maiores cidades do interior. “Nós solicitamos ao Ministério da Saúde quatro mil testes e fomos atendidos prontamente, assim, durante os dez dias de campanha estaremos fazendo esse serviço gratuito em diversos pontos de Teresina e do Estado”, destaca a coordenadora de DT.

Além de HIV são realizados testes para Sífilis e Hepatite B e C. “Nos dias 05 e 06 vamos realizar o I Fórum Estadual de Atenção às Pessoas Vivendo com AIDS, com o objetivo de levar mais informação à população e colher experiências”, lembra Karina Amorim. O evento acontece no Edifício Paulo VI, na Avenida Frei Serafim, em Teresina.

Segundo ela, além do trabalho de sensibilização e apoio aos municípios, outra ação que a Sesapi vem trabalhando continuamente durante todo o ano é o Programa Estadual de DST/Aids, que prioriza a prevenção da doença através dos testes rápidos.

Após a abertura da campanha, no pátio da Sesapi, as atividades seguem a partir do dia 1º de dezembro, dia “D” de combate a Aids. Outros pontos também receberão a equipe da Coordenadoria de Doenças Transmissíveis para a testagem rápida. Os locais são: Unidade Básica de Saúde do Conjunto Explanada. Dia 2, a testagem se desloca para o Parque Ambiental Lagoas do Norte, já no dia 3, o espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) será o beneficiado. A Universidade Estadual (Uespi) também será atendida pelo profissionais.

Gratuidade dos testes nos CTAs

Após a campanha os testes podem ser solicitados gratuitamente nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). Nesses locais além do teste de HIV, são oferecidos também testes para Hepatite B, Hepatite C e Sífilis.

“Esse teste na rede privada demora cerca de 20 dias para atestar o resultado, são caros e no SUS ele está disponível apenas para gestantes, por tanto é uma oportunidade impar da população poder participar desta importante campanha na prevenção da Aids, já que os testes são realizados de forma segura e totalmente sigilosa”, explica.

Boletim Epidemiológico

No estado do Piauí, de 1986 até 2011 foram notificados 4.782 casos na população em geral. Destes, 3.201 (66,9%) são residentes no Piauí, os demais casos – 1.581 (33,1%) são provenientes de outros estados, tais como: Maranhão, Pará, Tocantins, dentre outros. A incidência de Aids no Piauí em 2011 foi de 8,5 casos por 100.000 hab. No total foram 266 notificações. .

Ao longo do tempo a Aids vem predominando na população masculina. Foram 2.258 casos (70,5%). Já na feminina esse número é de 943 (29,5%). No ano de 2011 foram 190 casos de Aids em homens e 76 em mulheres.

 Ascom
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade