ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Quem salva o Guaribas: Principal rio da região de Picos agoniza em busca de salvação

Um dos tesouros de Picos pede socorro.

Rio Guaribas, cadê, cadê, cadê?!
Rio Guaribas, cadê você?
Rio Guaribas, cadê
Braços, pernas e bocas pra te defender?

É com esse trecho da música “rio guaribas, cadê?” da Cantora, Professora e Compositora Suely Rodrigues que resume a situação que vive aquele que já foi a principal renda de muitos moradores de Picos em anos passados. Hoje o Guaribas sofre com o desmatamento ilegal de suas margens e a poluição de inúmeras galerias que levam a sujeira da cidade ao leito do rio.

Aureliano Ferreira Neto, vigilante e morador do Bairro Boa Sorte há 54 anos, falou a nossa equipe que o rio Guaribas já foi limpo e bem cuidado. “Antigamente o rio era limpo, cheio de peixes e servia também para o povo lavarem suas roupas” enfatiza.

Aureliano Ferreira Neto, vigilante e morador do Bairro Boa Sorte há 54 anos

Em seus dias de glória, o Guaribas era um dos maiores orgulhos dos picoenses, isso porque o rio era fonte de renda para muitos trabalhadores da capital do mel. “O pessoal plantava alho e pescava. O rio era cheio de peixes”, lembrou o vigilante.

Perguntado sobre quais os problemas que o rio vem passando, Aureliano é enfático em sua reposta. “A poluição é grande no leito do rio, os esgotos e o matagal que está tomando de conta, “afirma. 

A nossa reportagem indagou ainda ao morador o que o poder público já fez para tentar revitalizar um dos maiores tesouros da cidade modelo, ele lembra decepcionado de uma tentativa do Prefeito Gil Paraibano (Progressistas), de fazer uma limpeza no leito do rio. “Até o momento nada, só na gestão passada de Gil Paraibano ele mandou fazer uma limpeza no Guaribas e deu uma melhorada. Mas infelizmente não foi o suficiente porque o rio se encontra em estado deplorável” finaliza. 

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.