ad16
PolíticaTodas as Notícias

Rede Meio Norte realiza debate com candidatos a prefeito de Picos

O Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC) deu andamento neste final de semana aos debates com candidatos à Prefeitura das principais cidades do Piauí, e com pleiteantes ao comando de capitais no Norte e Nordeste.

Neste domingo, 11 de outubro, foi a vez dos candidatos à Prefeitura de Picos debaterem; o confronto de ideais foi mediado pela jornalista Eli Lopes, contando com três blocos, sendo que nos dois iniciais candidato perguntou para candidato.

Em Picos, quatro candidatos disputam a Prefeitura, são eles: Araujinho (PT), Coronel Viana (PSL), Gil Paraibano (Progressistas) e Glauber Silva (PDT), mas somente Coronel Silva e Glauber Silva participam do debate a partir das 18 horas.

Coronel Viana (PSL) chega aos estúdios para o debate

Coronel Viana (PSL), um dos candidatos à Prefeitura de Picos, já se encontra nos estúdios da Rede Meio Norte para o debate desta noite. Segundo ele, o momento é importantíssimo para a democracia e para o povo de Picos. “Gerou uma grande expectativa pelo primeiro debate em Picos e agora esse segundo, com uma amplitude maior. Este momento é para os candidatos mostrem o seu plano de governo ”, disse. 

Glauber Silva (PDT) lamenta ausência de Araujinho e Gil Paraibano no debate

Glauber Silva (PDT), um dos candidatos à Prefeitura de Picos, chegou ao estúdio Carlos Jansen, da Rede Meio Norte,  para o debate desta domingo (11). O candidato lembrou que Picos é a terceira maior cidade do Estado e lamentou a ausência dos candidatos Araujinho e Gil Paraibano. “Os outros candidatos fugiram do debate mais uma vez, mas nós estamos aqui para debater nossas propostas, ideias e planos para nossa Picos a partir de janeiro de 2021”, disse.

Araujinho (PT) e Gil Paraibano (Progressistas) não comparecem ao debate da Rede MN

A Rede Meio Norte segue realizando uma série de debates com os candidatos a prefeito dos principais municípios do Piauí e neste domingo (11), acontece o confronto de ideias entre os candidatos à Prefeitura de Picos. Entretanto, os candidatos  Araujinho (PT) e Gil Paraibano (Progressistas) informaram que não vão participar do debate.

O  empresário e ex-prefeito de Picos Gil Paraibano, usou as redes sociais para comunicar o falecimento da irmã, Socorro Marques e aproveitou ainda para informar que decidiu suspender por três dias a agenda de campanha. 

Já o candidato Araujinho informou que segue em casa em repouso após ter sido contaminado pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Participam do debate os candidatos Coronel Viana (PSL) e Glauber Silva (PDT).

Primeiro bloco: Glauber Silva (PDT) inicia rodada de perguntas

No primeiro bloco os temas são definidos e são sorteados em cada rodada de perguntas. O candidato Glauber Silva foi sorteado para iniciar as perguntas. 

Pergunta Glauber Silva (PDT) : Candidato, nós vivenciamos uma pandemia e em Picos não foi diferente e quero saber no quesito educação, porque as escolas de Picos foram uma das últimas a distribuir merenda escolar para os pais, não temos aulas remotas e o que fazer com relação a isso?

Resposta Coronel Viana (PSL) : O povo de Picos hoje festeja esse ato de democracia, mas também chora pela falta de dois candidatos, são dois fujões, nós já sabíamos que o candidato Araujinho não está com essa doença, nós sabemos que ele não está se recuperando, ele estava ontem caminhando pelas ruas de Picos, então é uma falta de vergonha e nós sabemos que esse governo faliu a educação, mas faliu tudo. Por isso nós vamos investir nos professores, nos salários melhores dos professores, vamos construir uma escola militar, vamos climatizar as salas de aulas porque Picos é muito calor.

Réplica Glauber Silva: Candidato, realmente a falta dos demais candidatos é um desrespeito a democracia, a comunicação, a população de Picos. E a educação de Picos pode melhorar mais, Oeiras, Teresina dão um show em educação e Picos fica patinando e nós queremos transformar a educação de Picos.

Tréplica Coronel Viana: Nós vamos trabalhar em um projeto  não de fazer por fazer como eles fazem hoje, mas nós queremos trabalhar para melhorar a Educação, o Ideb e o IDH.

Coronel Viana pergunta ao Glauber Silva, sobre economia e geração de emprego

Coronel Viana pergunta ao Glauber Silva, sobre economia e geração de emprego. “Candidato, esse assunto é fundamentar. Sabemos que Picos padece 32 anos com essas pessoas que estão a frente. Os empresários sofrem. O que você fará para melhorar essa situação? “

Glauber Silva (PDT) responde:  Picos realmente é uma cidade pujante, os piauienses sabem o calor e a labuta de Picos, mesmo com todas dificuldades. O bairro Bomba abandonado, ruas abandonadas; e não conseguem recursos para melhorar a economia. Precisamos melhor cuidar dos picoenses, empreendedores, que acordam cedo em Picos, que é uma cidade tipicamente comercial. Por isso a cidade é forte. Por isso sou apaixonado. Vamos ativar os pequenos empreendedores. Vejo a falta de orientação que esse pessoal tem. Vejo a falta de sintonia da gestão pública, dos governantes de 30 anos para cá, vamos olhar para esse pessoal, gerar emprego, cortar privilégios. Vamos fazer concursos, convocar concursados, fazer testes seletivos para estudantes, da UESPI, federal que muito tem a contribuir com a saúde educação e meio ambiente. Eles  ficam desempregados  devido os privilégios políticos.

Réplica de Coronel Viana (PSL): Nós sabemos que Picos existe devido à iniciativa privada. Precisamos incentivar. Quanto pujante será a economia. Nós temos como prefeito, que cortar o círculo vicioso das licitações. Nós temos que quebrar esse círculo. Dar oportunidades aos pequenos. Trazer isso, temos que garantir isso aos empresário. O bairro bomba é bairro que eleva a economia, mas não é reconhecido. 

Tréplica de Gluaber Silva (PDT):  O governo do PDT vai criar uma agência de empregos em Picos, para dar suporte aos empreendedores, emprestar dinheiro com parcerias, banco do brasil, para pessoas que querem empreender, taxistas, motoristas de app, ambulantes, pessoas que querem vender algo, ter um dinor limpo, e a prefeitura não incentiva. Nosso governo será diferente, teremos uma agência própria para cuidar dos pequenos,sem não esquecer dos grandes.

Segundo bloco: Coronel Silva inicia segunda rodada de perguntas com tema livre

No segundo bloco, a regra estabelecida é de que cada candidato possa fazer seu questionamento com tema livre. No sorteio realizado ao vivo o candidato Coronal Viana foi sorteado para iniciar perguntando.

Pergunta Coronal Viana: Candidato, como gerar emprego em Picos? E se os candidatos fugido e fujão não vieram é porque sabem que eles são responsáveis por essa gama de desemprego em Picos.

Resposta Glauber Silva: Candidato, no nosso plano de governo nós temos duas ideias que vamos executar a partir d e2021 e um será tirar egressos que estão nos últimos períodos dos cursos superiores para trazer a mão de obra qualificada no pode publico gerando mais de 1.500 vagas de emprego e assim cortar privilégios de pessoas que são apadrinhadas por políticos e vamos também qualificar os negócios do microempreendedores.

Réplica Coronal Viana: Nas nossas propostas, nós elencamos a criação do nosso parque industrial e nós vamos abrir esse parque para 100 empresas novas o que já era para ter acontecido, mas o governo e a prefeitura não liberam o terreno para construção.

Tréplica Glauber Silva: É uma tristeza essa realidade e nós sabemos que a culpa é desse modelo de atraso do senador Ciro Nogueira e do governador Wellington Dias. Precisamos fazer uma politica de incentivo fiscais para gerar empregos e temos varias áreas que vamos apoiar.

Em tema livre, candidatos debatem a segurança

Em Tema Livre, Glauber Silva questiona Coronel Viana.  “Sobre segurança pública, em Picos tivemos casos emblemáticos. Já tivemos prefeito que deu coronhada em mototaxista e que já agrediu mulheres e crianças e que fechou loja maçônica. Já tivemos prefeito em Picos preso por desacato autoridade. Em seu governo, como você nos garante que vai fazer diferente? 

Resposta de Coronel Viana (PSL): Nós sabemos que esse candidato, é o ‘fugiu’, que ele foi bastante truculento enquanto prefeito. Ele teve sorte. ‘Pau que dá em Francisco dá em Chico’. Se eu tivesse no comando, ele teria sido preso em praça pública. Para que nós possamos acabar com isso, teremos nossa guarda municipal, armada e bem treinada. A segurança não pode ser feita só pelo Estado. Picos tem 43  bairros e só circulam 4 viaturas. A prefeitura gasta mais 1 milhão com viaturas. Vamos preparar nossa guarda municipal para dar segurança ao povo.

Réplica Glauber Silva (PDT): Realmente os abusoS em Picos são grandes. No passado tivemos massacres em penitenciárias. Infratores torturados. Chega dessa violência. O PDT é um partido cristão. A guarda municipal também está em nosso plano de governo. Em motocicletas, viaturas, bicicletas, circulando para a acabar com esse abusoS. Picos não pode voltar ao tempo do cangaço. Esse é o nosso futuro e caminho.

Tréplica de Coronel Viana (PSL): Nós iremos colocar nosso monitoramento eletrônico. Hoje não precisamos colocar homens na rua. Com o monitoramento, colocamos viaturas em pontos estratégicos e com olhar nas câmeras, iremos acionar as viaturas. Tirando esse pessoal que não tem nenhuma responsabilidade com o povo de picos, Picos tem sim jeito e nós iremos levar essas soluções. 

Coronel Viena (PDT) pergunta para Glauber Silva (PSL) sobre saúde

Pergunta Coronel Viana: Como uma cidade que está com a saúde na UTI e tem um hospital financiado há 10 anos que está só o esqueleto, enquanto a população está padecendo de um hospital e tem ainda uma clinica que caiu na mao do vice-prefeito atual. Quais suas propostas para a saúde?

Resposta Glauber Silva: A saúde de Picos está realmente na UTI há muitos anos, esse modelo atual de governo faz o hospital regional ser uma vergonha, há pouco tempos nós vistoriamos o hospital e encontramos pacientes no chão, ao lado de lixo e resíduo e nós vamos mudar esse modelo com projetos novos como o prontuário eletrônico, porque em Picos até para marcarum exame é a base da politicagem. O Hospital regional é uma vergonha para Picos, para o Piauí. O Ceará tem em Crato ao lado de Picos, tem um modelo de sucesso e é um primo que dá de olé na saúde de Picos e o PDT vai trazer a mudança é só votar no 12 que as mudanças virão.

Réplica Coronel Viana: O povo de Picos tem que ver que isso que fizeram hoje é uma falta de coragem, é uma vergonha, mas nós sabemos que nosso trabalho estamos acordando o povo de Picos. Porque pessoas que escolhem candidatos que fogem dos debates não tem compromisso.

Tréplica Glauber Silva: A saúde de Picos vai avançar, temos muitas casas alugadas, sem assistência para os profissionais, as unidades de saúde fazem com que os candidatos não tenham a prática, vamos criar a maternidade municipal para as mães, não tem pronto socorro municipal e Picos só dependendo do hospital.

Glauber Silva questiona Coronel Viana sobre patrimônios públicos

Em mais um rodada de perguntas em tempo livre, Glauber pergunta para Coronel Viana:  “Historicamente em Picos, o Governo do Estado e prefeitura, abandonam o patrimônio público, em detrimento de contratos altíssimos com a iniciativas privadas. São vários exemplos. Como o senhor pretende mudar essa realidade? 

Resposta Coronel Viana (PSL): Eles tiraram o Detran de um prédio que era do estado, que não pagava nada, que várias pessoas viviam daquilo, e colocaram em um shopping pagando por mês. Nós temos que acabar com essa de pagar aluguel. Se fizemos uma gestão COM eficiência, teremos dinheiro para investir em outras coisas. O PIB do Picos hoje é o terceiro. Os 10 mais ricos de Picos, tem o dobro do PIB, e quem encabeça essa lista é o ‘fujão e o fuginho’. 

Réplica de Glauber Silva (PDT): Você foi muito feliz em sua resposta; esses dois são os responsáveis pelo sucateamento dos prédios públicos de Picos. Um enquanto foi prefeito, abandonou o patrimônio público, não avançou, não criou escolas. Coisas que ficaram só no nome. Se permanecer o  modelo petista perverso, Picos vai afundar. Rezem por nós, rezem para que os Picoenses; votem no 12, para tirarmos esses modelos privados que só querem denegrir o patrimônio, que não pensam reformar uma escola em Picos. 

Tréplica de Coronel Viana (PSL): Vou ratificar os dados. Os 10 mais ricos de Picos tem 2 milhões. A riqueza deles 10 é maior que toda a Picos. Essa desigualdade sociais temos que colocar em primeiro plano, para combatê la; tudo isso influencia na saúde e violência. Temos que ver isso aí. Temos que lutar para acabar com isso, as pessoa padecem e sofrem.

No terceiro bloco, o candidato Coronel Viana respondeu a pergunta Waldelúcio Barbosa

No terceiro bloco do debate realizado pela Rede Meio Norte com os candidatos à prefeitura de Picos, os participantes respondem perguntas feitas por jornalistas do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC). Na primeira rodada de perguntas o candidato Coronel Viana foi sorteado para iniciar respondendo.

Pergunta jornalista Waldelúcio Barbosa: Candidato, muitos apontam Picos como uma cidade violenta, o noticiario policial acaba evidenciando isso. De que forma o sr acha que a gestão municipal pode ajudar a atenuar esse problema?

Resposta Coronel Viana: Picos é uma cidade violenta primeiro por conta da sua localização demográfica, nós assistimos mais de 40 cidades que ficam na circunvizinhança, mas nós juntos com demais policiais conseguimos diminuir muito a violência em Picos, o atual comandante está fazendo de tudo, mas não temos estrutura, por isso vamos colocar uma gaurda municipal armada, preparada, vamos instalar também um canil e cavalaria, então junto com essas propostas, vamos conseguir sim diminuir a violência de Picos, apesar de ser um entroncamento, vamos conseguir acabar com a violência de Picos.

Comentário Glauber Silva: Picos tem homens aguerridos na segurança, mas a segurança de Picos não tem estrutura, Picos tem quatro viaturas, é preciso melhorar esse relacionamento do prefeito com o governador, é preciso exigir mais, cobrar mais, é preciso ter uma gestão eficiente.

Réplica Coronal Viana: Nós precisamos fazer com os deputados cobrem mais, nós temos que fazer com que o nosso povo cobre iniciativas. O deputado tem que ajudar na segurança de Picos e vamos motivar o povo os deputados.

Candidato Glauber Silva (PDT) responde pergunta de jornalista

Candidato Glauber Silva (PDT) responde pergunta da jornalista Larissa Belo e Coronel Viana (PSL) comenta.  “Muitos jovens quando querem se profissionalizar ou empregos eles buscam os grandes centros. Que propostas vc teria para que esses jovens fiquem em Picos??”

Resposta de Glauber Silva (PDT): O novo modelo do PDT que implantaremos em janeiro, vai revolucionar isso. Vamos ter essa mão de obra qualificada. Sou professor. Eu sei a mão de obra qualificada e mentes privilegiadas em Picos. As pessoas se formam em Picos e tem que ir para outros lugares e centros para buscar emprego. Vamos melhorar a gestão em várias áreas. Empregos, esporte, saúde com essa mão de obra das universidades e apoiar os estudantes. O programa Primeiro emprego, por que não dá certo em Picos? Porque não tem incentivos para contratar os jovens, aquele do IFPI, aquele que terminou o ensino médio. Isso vai melhorar os nossos jovens. Isso eleva o município, que cresce e esses jovens não saem de Picos.

Coronel Viana (PSL) comenta a resposta de Glauber Silva (PDT): Eu e meu vice comentamos a isenção do jovem no mercado. Vamos fazer o Programa Primeiro emprego, que é importantíssimo. O empreendedorismo. Picos não consegue atender a demanda da mão de obra em Picos. Vamos incentivar o empreendedorismo. A isenção fiscal de empresas posso entrar em Picos.

Réplica de Glauber Silva (PDT): Eu lembrei do meu Vice, que trabalha a vários anos como consultor do Sebrae e é incentivador dos pequenos negócios. É disso que Picos precisa, treinar sua mão de obra, na rede pública e privada. Falta pessoas capacidades para fiscalizar e licenciar. Vamos ter essa mão de obra gratuita na universidade e prefeitura não vai atrás. Os empregos vão surgir em Picos. 

Glauber Silva e Coronel Viana fazem suas considerações finais

No último bloco do debate realizado pela Rede Meio Norte com os candidatos à Prefeitura de Picos, Glauber Silva (PDT) e Coronel Viana (PSL), nesse domingo (11),  fizeram as suas considerações finais e agradeceram o espaço concedido pela Rede Meio Norte.

Glauber Silva (PDT): Muito obrigado a Rede Meio Norte, obrigado aos advogados presentes e a todos os picoenses pela oportunidade de apresentar minhas ideiais. Eu sou Glauber, sou o candidato mais jovem a prefeitura de Picos, tenho 34 anos, mas tenho experiência, fui gestor municipal, já fui candidato a vereador, a vice-prefeito, enfim eu estou pronto, estou preparado para ser o melhor prefeito que Picos já teve e peço também atenção a na escolha dos vereadores. Vote 12. Picos é de todos nós.

Coronal Viena (PSL): Primeiro agradeço a Deus, a Ele toda hora e glória por estar presente nesse debate. Povo de Picos acorde, o seu candidato é esse que foge do debate? Eu e meu vice representamos a nova política, todos nós sabemos que eles que não vieram para esse debate sempre estiveram juntos nesses 32 anos de ciclo de desgraça e pobreza em Picos, eles são culpados e nós precisamos de mudanças.

Debate com candidatos a prefeito de Picos chega ao fim

O debate com os candidatos à prefeitura de Picos Glauber Silva e Coronel Viana se encerra na Rede Meio Norte. No próximo domingo, dia 18 de outubro, a emissora realiza debate com os candidatos a prefeito de Piripiri.

Fonte: Meio Norte

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui