ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
GeralTodas as Notícias

Região de Picos deve vacinar mais de 45 mil animais contra a febre aftosa

[ad#336×280]Na região de Picos devem ser vacinadas cerca de 45.800 cabeças de gado contra a febre aftosa. Após a vacinação o criador tem que fazer a certificação do rebanho em qualquer escritório da Agência de Defesa Agropecuária (ADAPI), sendo necessário apresentar o comprovante de compra da vacina. A certificação está prevista para ocorrer até o dia 15 de dezembro.

Segundo a coordenadora da Unidade de Sanidade Vegetal e Animal (USAV) de Picos Jaciara Leal, o processo de certificação é importante para comprovar legalmente a vacinação do rebanho.

“O criador vai provar que vacinou. Se ele não vier até os escritórios pra comprovar a vacina, legalmente estes animais não estão vacinados”, alerta.

Vacinação contra febre Aftosa
Vacinação contra febre Aftosa

As doses da vacina contra a aftosa já estão disponíveis nas casas veterinárias e especializadas em produtos agropecuários, variando de RS 16 a R$ 18, podendo ser aplicadas desde o primeiro dia de vida do animal. Para criadores como o senhor Brocardo Borges, que trabalha com animais há mais de 30 anos, a imunização é vital para manter o gado com saúde.

“Eu faço a vacina para o gado não adoecer, ficar mais sadio, livrar da febre aftosa. E aí sempre temos aquele cuidado”, comenta.

O agricultor que deixar de vacinar ou de certificar o rebanho está sujeito à multa de acordo com a Lei Estadual nº 5.628 de 29 de dezembro de 2006 e o Decreto 12.680 de 18 de julho de 2007.

Fonte: G1 Piauí

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade