Região de Picos pode atingir temperaturas superiores a 42° neste semestre
- O Piauí ingressou no período mais quente do ano conhecido como B-R-O-BRÓ, com previsões meteorológicas indicando que as temperaturas máximas poderão superar os 42°C em diversas regiões e na capital Teresina.
- A meteorologista Sônia Feitosa explicou que chuvas recentes decorrem da umidade litorânea, porém o prognóstico aponta para médias térmicas ainda mais elevadas e ligeiramente acima da média histórica até o início de dezembro.
- Especialistas médicos recomendaram à população o reforço na hidratação corporal, o uso de vestimentas leves, a aplicação frequente de protetor solar e a restrição de atividades físicas sob exposição solar intensa.
[ad#336×280]Setembro inaugura o período mais quente do ano no Piauí, o conhecido B-R-O-BRÓ. Como este ano o período chuvoso teve menos intensidade em todo o Estado, a meteorologia prevê que as temperaturas máximas possam superar os 42°C, inclusive na capital, Teresina.
De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, as chuvas que ocorreram nos últimos dias deve-se a umidade advinda do litoral, onde o período chuvoso ainda perdura. “São as chamadas chuvas do caju. Elas ocorrem devido a umidade que vem de todo o litoral do Nordeste”, explica.
Para os meses de setembro, outubro, novembro e início de dezembro, a previsão é de que as médias máximas sejam elevadas. “Pode acontecer, até novembro, chegando a mais de 40°, até mesmo mais de 42° no extremo sul e no centro sul e, eventualmente, em Teresina. No ano passado tivemos 42° na capital. Não se descarta a possibilidade de ultrapassar isso. Esse ano as temperaturas estão mais altas, ligeiramente acima da média”, afirma.

As principais recomendações médicas para essa época do ano referem-se ao aumento da hidratação do organismo, uso de roupas leves, evitar exposição ao sol no período entre 10h até 16h, preferir atividade física em horários mais amenos, alimentação a base de frutas e legumes e uso frequente do protetor solar.
Com informações do Cidade Verde
O RiachãoNet está no WhatsApp!
Entre no grupo e acompanhe as notícias em tempo real.
