ad16
MunicípiosTodas as Notícias

Região de Picos: Por conta da estiagem, plantação de caju reduziu no últimos anos

[ad#336×280]A seca está devastando os cajueiros no Piauí. Apesar de ser considerada uma planta resistente. A estiagem foi tão grave que os cajueiros sofreram com escassez de água e isso reflete na área plantada de caju que vem caindo deste 2009. Em cinco anos, a área plantada de caju no Piauí reduziu quase a metade. O número reduziu de 201 mil hectares para 105 mil. Por conta da estiagem, o cajueiro seco está virando lenha.

De acordo agrônomo José Lopes, o Piauí levará 20 anos para que a reconstrução dos pomares retorne. O replantio das mudas de plantas já reiniciou com recursos do Ministério da integração Nacional que distribuiu 600 mudas na região de Picos.

Cajucultura
A produção do caju, uma das mais resistentes à seca, foi afetada

“Esta distribuição está dando um novo ânimo aos produtores e eles estão sempre pedindo mais mudas”, disse Aurino Nunes, presidente da Câmara Setorial do Caju no Piauí.

Apesar da estiagem, os produtores acreditam que o pior já passou porque a safra de castanha estimada para este ano é de 35 mil toneladas quase três vezes mais se comparado com a safra do ano passado.

Na propriedade do senhor Leontino Nascimento são 80 hectares de caju. A safra já está no fim e ele colheu um mil caixas. Segundo ele, a colheita deste ano foi o dobro da feita no ano passado. A produção cresce, mas ainda é suficiente para abastecer as indústrias de suco e castanha, pois elas estão comprando caju em outros estados.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade