ad16
GeralPolíticaTodas as Notícias

Relatório define mandato de apenas dois anos para eleitos em 2016

O deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI) apresentou na tarde de ontem (12) o relatório sobre a reforma política na comissão especial que discute o assunto na Câmara dos Deputados. Produzido a partir de audiências públicas realizadas em todo o país, o relatório defende que os prefeitos e vereadores eleitos nas eleições de 2016 exerçam mandatos de apenas dois anos, ao invés de quatro. A medida é para que em 2018 haja coincidência com as eleições de deputado estadual, senador, deputado federal, governador e presidente da República.

Ainda pelo texto de Castro, as coligações entre partidos devem ocorrer apenas para cargos do executivo. Já no que diz respeito ao sistema eleitoral, apesar de Marcelo Castro defender o modelo distrital misto, ele incluiu o distritão e um sistema de financiamento misto para as campanhas eleitorais. Os dois pontos eram os mais polêmicos da reforma e estavam pendentes.

4354d20785deaa0076a9312d4a64

Como já era esperado, o texto propõe o fim da reeleição para cargos do executivo e que o suplente de senador seja o segundo colocado na disputa e não indicação, com acontece hoje. Outro ponto apresentado é que os mandatos, inclusive os de senador, sejam de cinco anos. No que trata sobre a fidelidade partidária, o texto prevê a perda do mandato nas hipóteses de desligamento do partido pelo qual foi eleito.

Durante a apresentação, Marcelo Castro deixou claro que, para ele, o fortalecimento dos partidos passa pelo acesso ao fundo partidário e ao tempo de exposição no rádio e na televisão, por isso, ele defendeu uma determinada quantidade de votos em cada sigla. “Essas medidas vão conferir mais racionalidade ao sistema político partidário e maior funcionalidade e governabilidade ao Parlamento”, defendeu Castro.

Por: João Magalhães – Jornal O Dia

Etiquetas

7 Comentários

  1. consorcio bradesco veiculos segunda via boleto consorcio de carros usados itau consorcio banco do brasil automoveis tabela consorcio contemplado carros bradesco consorcio banco do brasil carros usados consorcio banco do brasil veiculos simulacao consorcio de veiculos caixa economica federal como funciona consorcio de carros itau consorcio para carros como funciona consorcio de carros pelo banco santander.

  2. consorcio de imoveis contemplados bradesco consorcio imobiliario bradesco prime consorcio itau simulacao consorcio de imoveis caixa consorcio imoveis itau simulador consorcio porto seguro para imovel e bom consorcio itau simulador motos consorcio de imovel banco santander consorcio banco do brasil imoveis tabela consorcio imovel porto seguro simulacao consorcio de imoveis santander e bom consorcio imovel banco do brasil simulador.

  3. consorcio de onibus carta de credito caminhao consorcio de caminhao ja contemplado a venda carta de credito para comprar caminhao consorcio de onibus rodoviario carta de credito de maquinas consorcio contemplado caminhao mg consorcio de automoveis pesados carta de credito de caminhao carta de credito contemplada para caminhao curitiba consorcio de maquinas agricolas usadas consorcio bradesco veiculos pesados consorcio de caminhao contemplado a venda consorcio de veiculo pesado.

  4. consorcio de veiculo de luxo consorcio de automovel de luxo carta de credito de carros de luxo consorcio de carros de luxo cartas de credito de carro de luxo carta credito de veiculos de luxo consorcios de carro de luxo consorcio de veiculos de luxo carta de credito de veiculos de luxo carta credito de automovel de luxo carta credito de carros de luxo consorcio de carro de luxo carta credito de automovel de luxo carta credito de carro de luxo cartas de credito de carros de luxo consorcio de automovel de luxo.

  5. como funciona o consorcio de imoveis da caixa economica consorcio imobiliario porto seguro login consorcio itau simulacao consorcio imovel bradesco vale a pena consorcio imobiliario itau como funciona consorcio de imovel itau e bom Consorcio imobiliario consorcio para reforma de imovel bradesco consorcio imovel contemplado rs consorcio imovel porto seguro simulacao consorcio banco do brasil imoveis simulador simulador consorcio imovel caixa economica federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade