ad16
DestaquesTodas as Notícias

Relatório do Inpe aponta que Piauí é o estado do Brasil com mais focos de incêndio em setembro

Do 1º ao 14º dia do mês, o estado acumulou 2.459 focos de incêndio. Os números são divulgados diariamente pelo instituto.

O Piauí é o estado brasileiro com o maior número de focos de incêndio acumulados no mês de setembro deste ano, segundo o relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta quarta-feira (15).

Do 1º ao 14º dia do mês, o estado acumulou 2.459 focos de incêndio. Depois do Piauí, estão Minas Gerais, com 2.430 focos, Acre com 2.278, Mato Grosso com 1.956 e Bahia com 1.935.

Conforme os dados do instituto, nessa terça-feira (14), Santa Filomena foi o sexto município do país com o maior número de focos incêndios. Foram registrados 33 focos na cidade.

Áreas de preservação ambiental são ameaçadas por incêndios

A primeira área de preservação ambiental ameaçada foi o Parque da Serra da Capivara, que concentra a maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas.

O foco começou após o surgimento de um foco de incêndio na Serra dos Gringos, localidade em São Raimundo Nonato que fica no entorno do parque, no dia 7 de setembro. Na última quinta-feira (9), o Corpo de Bombeiros conseguiu extinguir o fogo a tempo de alcançar o parque.

Um helicóptero da Polícia Militar do Piauí foi enviado no sábado (11) ao município para ser usado no combate ao incêndio. No domingo (12), o humorista piauiense Whindersson Nunes enviou um avião para combater os incêndios na região.

Nesta quarta-feira (15), permanecem em São Raimundo Nonato dois pequenos focos de incêndio em uma serra que fica próximo ao assentamento Estação.

“Estamos na região porque os focos de incêndios no corredor ecológico. Nosso objetivo é proteger o meio ambiente e a comunidade”, informou o tenente-coronel José Costa, bombeiro responsável por coordenar a operação de combate a incêndio na região.

Já na Serra das Confusões, há um foco de incêndio dentro do parque ambiental“Não foi controlado, estamos atuando nesse foco de incêndio dentro do Parque Serra das Confusões. Estamos trabalhando há 15 dias nele. Ele começou fora do parque e se alastrou. Estamos com 28 brigadistas fazendo o combate. O fogo diminuiu bastante e a gente está com a previsão de que até quinta-feira (16) ele seja eliminado”, explicou o chefe do parque, José Paes Landim Ribeiro.

No local havia também oito servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Eles foram transferidos para Currais, onde um incêndio de grandes proporções na vegetação se alastrou e atingiu fazendas de gado da cidade.

Fonte: Laura Moura, G1 PI

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade