EconomiaGeral

Administradores discutem gestão pública em seminário realizado em Picos

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]O Conselho Regional de Administração realizou na tarde desta terça-feira, em Picos, no auditório da UFPI, o 1º Seminário de Gestão Pública com tema “A profissionalização do setor passa pela administração”. O evento teve, entre outros palestrantes de destaque, a presença do professor doutor Samuel Melo Júnior, integrante do Conselho Federal de Administração.

De acordo com Samuel, o tema Gestão Pública é um tema que trás possibilidades de discussão, inclusive, sobre problemas sociais que englobam várias questões. Como exemplo ele citou as recentes manifestações onde cidadãos estão indo às ruas reivindicar o seus direitos e cobrando transparência dos gestores na prestação de serviço à população.

O administrador pontuou também os desafios do gestor público e lembrou  que é necessário responsabilidade, competência e profissionalização para administrar um órgão público. “O gestor que não estiver voltado para as reais necessidades do público estará fora de contexto”, relata.

Melo Júnior - Foto: Maria Moura
Samuel Melo Júnior – Foto: Maria Moura

“Os órgãos representativos existem para fazer o controle da gestão, mas o maior controle é o próprio cidadão. A população cobra dos prefeitos, vereadores e daqueles que atuam em cargos públicos um trabalho competente, e está sempre atenta ao que está sendo desenvolvido pela gestão pública”, frisa.

Perguntado sobre a obrigação da implantação do Portal da Transparência nos municípios, ele é claro em suas palavras: “É a lei. Não há alternativas. O prefeito tem permitir o acesso a  informação sobre o que está sendo feito. Os gestores tem que informar os atos em suas administrações públicas”, disse.

O evento ainda contou com Delano Câmara, presidente da Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

1º Seminário de Gestão Pública - Foto: Maria Moura
1º Seminário de Gestão Pública – Foto: Maria Moura

Segundo ele, a administração pública precisa ter técnicas de gestão, planejamento, responsabilidade e o administrador pode contribui com isso através de ensinamentos adquiridos no seminário. Câmara informou que o TCE-PI também realiza minicursos e seminários para a população em geral, sempre informados no site do órgão.

Outra presença marcante no seminário foi a do presidente do Conselho  Regional de Administração do Piauí (CRA), Pedro Alencar, que afirmou eu o seminário “é uma maneira de conscientizar os gestores de que a gestão pública precisa ser levada a sério, esse seminário chegou em uma boa hora na cidade de Picos porque o Brasil inteiro está vendo o que está acontecendo devido a gestão pública mal dirigida, exatamente por que esses gestores talvez não tiveram essa oportunidade de realizar seminários como esses”, relata.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.