ad16
EconomiaGeral

Administradores discutem gestão pública em seminário realizado em Picos

[ad#336×280]O Conselho Regional de Administração realizou na tarde desta terça-feira, em Picos, no auditório da UFPI, o 1º Seminário de Gestão Pública com tema “A profissionalização do setor passa pela administração”. O evento teve, entre outros palestrantes de destaque, a presença do professor doutor Samuel Melo Júnior, integrante do Conselho Federal de Administração.

De acordo com Samuel, o tema Gestão Pública é um tema que trás possibilidades de discussão, inclusive, sobre problemas sociais que englobam várias questões. Como exemplo ele citou as recentes manifestações onde cidadãos estão indo às ruas reivindicar o seus direitos e cobrando transparência dos gestores na prestação de serviço à população.

O administrador pontuou também os desafios do gestor público e lembrou  que é necessário responsabilidade, competência e profissionalização para administrar um órgão público. “O gestor que não estiver voltado para as reais necessidades do público estará fora de contexto”, relata.

Melo Júnior - Foto: Maria Moura
Samuel Melo Júnior – Foto: Maria Moura

“Os órgãos representativos existem para fazer o controle da gestão, mas o maior controle é o próprio cidadão. A população cobra dos prefeitos, vereadores e daqueles que atuam em cargos públicos um trabalho competente, e está sempre atenta ao que está sendo desenvolvido pela gestão pública”, frisa.

Perguntado sobre a obrigação da implantação do Portal da Transparência nos municípios, ele é claro em suas palavras: “É a lei. Não há alternativas. O prefeito tem permitir o acesso a  informação sobre o que está sendo feito. Os gestores tem que informar os atos em suas administrações públicas”, disse.

O evento ainda contou com Delano Câmara, presidente da Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

1º Seminário de Gestão Pública - Foto: Maria Moura
1º Seminário de Gestão Pública – Foto: Maria Moura

Segundo ele, a administração pública precisa ter técnicas de gestão, planejamento, responsabilidade e o administrador pode contribui com isso através de ensinamentos adquiridos no seminário. Câmara informou que o TCE-PI também realiza minicursos e seminários para a população em geral, sempre informados no site do órgão.

Outra presença marcante no seminário foi a do presidente do Conselho  Regional de Administração do Piauí (CRA), Pedro Alencar, que afirmou eu o seminário “é uma maneira de conscientizar os gestores de que a gestão pública precisa ser levada a sério, esse seminário chegou em uma boa hora na cidade de Picos porque o Brasil inteiro está vendo o que está acontecendo devido a gestão pública mal dirigida, exatamente por que esses gestores talvez não tiveram essa oportunidade de realizar seminários como esses”, relata.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade