ad16
GeralMunicípiosPolíticaSantana do Piauí

Ricardo Gonçalves é empossado prefeito de Santana do Piauí

Posse em Santana do Piauí-Foto: Jaílson Dias
Posse em Santana do Piauí-Foto: Jaílson Dias

Às 0h00 do dia 1° de janeiro de 2013 o professor Ricardo José Gonçalves (PMDB) foi empossado como o mais novo prefeito do município de Santana do Piauí. O ato simbolizou a força da vontade popular que o elegeu no dia 07 de outubro de 2012. A eleição de Ricardo foi validada pela diplomação realizada pela Justiça Eleitoral no dia 15 de novembro.

Ricardo declarou que pretende dar sequencia ao trabalho que já vinha sendo realizado pelo ex-prefeito Valdenilson Dias Borges (PMDB) e disse ainda que vai trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal. Tomou posse também o vice-prefeito eleito, engenheiro Francisco Dias Leal.

Como rege a Lei Orgânica do Município, os nove vereadores foram empossados primeiro. A solenidade foi presidida pelo vereador Francisco Pedro de Sousa, o Chico Pedro (PSD), por ser o de mais idade dentre os eleitos. Ele fez juramento que foi acompanhado pelos demais vereadores de braço erguido à altura do ombro, prometendo honrar o mandato que lhes foi confiado pela população santanense.

Uma vez empossados os vereadores procederam com a realização da eleição para definir a mesa diretora que administrará a Câmara Municipal pelos próximos dois anos. Concorreram o vereador Francisco Borges (PSB) e Chico Pedro (PSD). Ao final, apurados os votos, Francisco Borges foi confirmado como novo presidente tendo obtido seis votos. Chico Pedro obteve três votos dos colegas parlamentares. É a segunda vez que o vereador assume a presidência da Câmara.

Transcorrido o breve processo eleitoral, o vereador Chico Pedro transferiu os trabalhos da solenidade para o novo presidente, que tratou de dar posse ao prefeito Ricardo e ao vice-prefeito Francisco Dias. Ambos, de braço erguido, recitaram o juramento de defender a Constituição, a Lei Orgânica do Município e os interesses da população ao mesmo tempo.

Os vereadores Francinauva de Carvalho Brito Leal (PSB), Iêda (PMDB), Francisquinho (PSD), Antônio de Hercília (PMDB) e Francisco Borges (PSB) usaram a palavra e agradeceram pelos votos obtidos durante a campanha, lembrando as dificuldades e percalços do período eleitoral, prometendo ainda honrar o mandato em favor da população santanense.

Já ex-prefeito, Valdenilson Dias Borges (PMDB) lembrou algumas de suas realizações e do mais que gostaria de ter feito pelo município de Santana do Piauí, depositando confiança na gestão do prefeito Ricardo Gonçalves e no trabalho a ser desempenhado pelos nove vereadores na Câmara Municipal. Ele acredita que os próximos quatro anos serão exitosos e de muitas realizações para o município.

Ricardo declarou que vai trabalhar por toda população de Santana do Piauí, que o período eleitoral já passou e agora é hora de união para enfrentar problemas graves, como a seca que talvez perdure por mais um ano. O prefeito disse ainda que vai priorizar obras que já estão em andamento como a Unidade de Saúde do povoado Barro e as 40 casas populares que deverão chegar ao município. Ricardo promete ainda dar continuidade a qualidade oferecida em todos os serviços públicos, saúde, educação e serviços social.

Uma característica de sua pessoa é a religiosidade, dessa forma a solenidade foi encerrada com uma apresentação. A cantora evangélica Maria Luísa Leal interpretou a música na “Aljava de Deus”.

Os eleitos

Ricardo José Gonçalves tem 33 anos e é professor, formado no Curso de Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, bacharel em Serviço Social pela UNITINS (Fundação Universidade do Tocantins), tem especialização em psicopedagogia pela Faculdade INTA e especialização em Gestão Pública pela Faculdade Adelmar Rosado.

Ricardo ingressou na vida pública através de concurso, quando aprovado para agente de saúde. Em seguida foi aprovado para agente de vigilância sanitária e depois aprovado para professor da rede pública estadual de educação. Em 2007 foi nomeado para a chefia da recém criada secretaria municipal de Agricultura Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Em 2008 foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada pelo atual prefeito Valdenilson Dias Borges.

O vice-prefeito, Francisco Dias Leal tem 60 anos, é casado com a professora Deneide Maria Leal Dias e tem uma filha, Sanvia Leal Dias. Dias, como é mais conhecido pela população, é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Vereadores:

Foram empossados os vereadores: Antônio Joaquim Leal, o Antônio de Hercília (PMDB); Francinauva de Carvalho Brito (PSB); Francisco João de Brito, o João Chico (PSB); Francisco José de Carvalho, Francisquinho (PSD); Francisco Pedro de Sousa, o Chico Pedro (PSD); Francisco Raimundo de Moura, o Francisco Borges (PSB); Iêda Maria Leal (PMDB); Massuel Rodrigues de Almeida, o Irmão Suel (PT) e Raimundo Honorato, Mundinho (PSB).

 Ascom

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também