[ad#336×280]Há pelo menos dois anos os produtores rurais de Picos vêm sofrendo com a seca que assola o sertão nordestino. O rebanho de gado passando fome e a falta de água são os principais problemas enfrentados pelos sertanejos.
Mas outro problema vem preocupando os produtores da zona rural, a falta de água no Rio Guaribas. Há dois meses os produtores de goiaba e banana do povoado Torrões vem sofrendo com a falta do liquido no rio. A produção dos frutos está comprometida.
Segundo o vereador Raimundo Nunes Ibiapina, o Renato (PSB), as comportas da Barragem de Bocaina estão abertas no máximo, mas não é suficiente para a demanda. “A água chegou ao povoado Torrões, mas ainda não é suficiente para a produção”, conta.
Outras localidades
No entanto, nas localidades Taboleiro dos Pios, Angical dos Domingos, Cajazeiras dos Gonçalves e Tabatinga, a situação é alarmante, uma vez que a água ainda não chegou nesses povoados. O rio está completamente seco e os animais estão passando sede.
Para amenizar a sede do rebanho, os produtores estão improvisando, fazendo pequenos reservatórios no leito do rio, conhecido como cacimba.Os produtores que já vinham sofrendo com a estiagem, principalmente pelos animais passando fome e morrendo, agora como se não bastasse terão que conviver com falta de água no Guaribas, deixando o cenário ainda mais trágico.
A expectativa dos produtores que á água chegue logo na região, caso contrário a situação deve piorar.