ad16
AutoPECASonline24.pt
CidadeGeralSaúde

Sábado será o dia D da vacinação anti-rábica em Picos

clique para ver a foto em tamanho realVacine seu animal de estimação A campanha de vacinação anti-rábica teve início no dia 19 de novembro, 15 equipes motorizadas estão percorrendo as localidades do interior vacinando os animais. Na cidade de Picos a campanha de vacinação ocorrerá no dia 24 de novembro, nos postos de saúde ou nas escolas municipais ou estaduais de cada bairro, das 8 ás 17 horas.

Segundo Agenor Martins, diretor do Centro de Zoonoses de Picos, a campanha é para prevenir os animais contra a raiva, fazendo isso consequentemente estaremos protegendo a população humana. No ano de 2012 existe uma meta pré estabelecida de 9.021 animais da espécie canina e 3.044 da espécie felina sejam vacinados. O ministério da saúde admite que se o município vacinar 80% da meta pré estabelecida o objetivo da campanha será alcançado.

É muito importante que o dono leve seu animal para receber a vacina, pois o cão e o gato são os principais reservatórios domésticos e urbanos da raiva. A mesma é uma doença de natureza viral que não possui tratamento curativo, ou seja, o animal que é acometido morrerá em poucos dias. O ser humano que é mordido por um animal raivoso precisa procurar o Hospital, para iniciar o tratamento.

Quando o animal está com raiva ele muda de comportamento, o latido ou miado fica diferente, se isola em locais escuros, não come nem bebe, fica desorientado. Ao perceber as mudanças do animal o dono deve entrar em contato com o Centro de Zoonoses para o animal ser observado. O morder alguém o animal precisa ser observado durante dez dias, se ele estiver acometido do vírus raivoso em aproximadamente quatro dias ele vem a óbito, e esses dez dias servem para a pessoa mordida procurar tratamento médico. Fonte: Portal O Povo

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade