ad16
GeralTodas as Notícias

Saiba como receber alerta de chuvas fortes ou desastres pelo celular

Outra forma de monitorar o tempo e receber avisos meteorológicos é por meio do aplicativo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Diversos municípios do Piauí apresentam chuvas intensas há pelo menos dois meses. O alto índice pluviométrico registrado em algumas cidades, inclusive na capital, tem causado receio e transtornos à população, como alagamentos e enxurradas. Mas, em alguns casos, é possível que o cidadão receba avisos pelo celular, de forma gratuita, sobre tempestades ou desastre iminente na região.

Por meio de ferramenta disponibilizada pela Defesa Civil Nacional, a população3 deve enviar uma mensagem de texto (SMS), via celular, para o número 40199 com o CEP da sua residência ou região que deseja monitorar o cenário. Após receber a confirmação do cadastro, o usuário será notificado sobre fenômenos climáticos que representem riscos. O serviço está disponível para todo país gratuitamente.

Outra forma de monitorar o tempo e receber avisos meteorológicos é por meio do aplicativo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disponível para download em lojas virtuais para celulares Android ou iOS.

Ao baixar o app do Inmet, o usuário tem acesso a diversas ferramentas, como previsão do tempo e imagens de satélite da região, além de receber alertas sobre geadas, chuva intensa, baixa umidade relativa do ar, ondas de frio e de calor, incêndios dentre outros. Os avisos estão categorizados em Perigo Potencial, Perigo e Grande Perigo. O secretário de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec), José Augusto Nunes, destaca a importância das ferramentas.

Chuva em Picos – Foto: Jaqueline Figueiredo

São instrumentos importantes para a sociedade, bem como para os órgãos que compõem o sistema de Defesa Civil. Desta forma, temos armas poderosas a nosso favor, que são a informação e a prevenção. Tudo gratuito e ao alcance das mãos”, explica o gestor.

Alerta amarelo para chuvas intensas:

Na manhã dessa terça-feira (22/02), o Inmet emitiu alerta amarelo para chuvas intensas em quase todo Piauí, incluindo Teresina. Segundo o aviso da plataforma, de Perigo Potencial, o Estado deve registrar chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, ventos intensos entre 40 e 60 km por hora. A previsão está mantida até às 11h desta quarta-feira (23/02). Ainda segundo dados do Inmet, a capital registrou 195,4 mm de chuva no mês de fevereiro deste ano.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.