Tecnologia

Sala de Aula no Twitter

anuncio17 UNIFSA
Twitter

Hoje vou compartilhar com vocês mais uma experiência do uso das Redes Sociais na Educação. Dá para imaginar o Twitter como uma sala de aula? É difícil utilizar qualquer uma destas ferramentas tecnológicas na educação online, mas hoje é um desafio para os professores.

Utilizar o Twitter como sala de aula está tornando-se comum. Esse aprendizado, além da sala de aula, vem sendo explorado de diversas formas. O professor de direito Alexandre Mazza (@professormazza) percebeu esse potencial da rede social (ainda tão pouco explorada na educação) e fez do Twitter uma extensão das suas aulas.

Além de ler o conteúdo compartilhado na rede, os alunos repassam aos seus seguidores. Respondem via celular, direto do trabalho, do ônibus e até mesmo nas horas de diversão. Hoje, o seu perfil tem mais de 110 mil seguidores, e foi considerado como “a personalidade do mundo jurídico mais influente nas redes sociais”. Toda essa popularidade foi devido a um sistema criado de revisão de provas pelo twitter. O aluno pode marcar um horário e ele tira todas as dúvidas. Portanto, passar muitas horas na internet não pode mais  ser considerado desperdício de tempo, já que “o Twitter poderia ser a maior sala de aula do mundo”, afirma o professor.

Chegou a hora acordar para a revolução, professores!. A coluna de hoje trouxe algumas dicas de como utilizar as redes sociais na prática pedagógica:

– Crie uma página da turma no Twitter e compartilhe links com seus alunos relacionados à disciplina.

– Selecione um gênero literário qualquer e comece uma história que é tweetada pelos alunos da turma, que contribuirão para a continuação da história.

– Promova votações acerca de assuntos polêmicos utilizando acontecimentos recentes, acontecimentos históricos ou acontecimentos científicos, utilizando o Twitter Poll (http://twtpoll.com/)

– Peça que os alunos selecionem palavras da semana e tweete-a na rede solicitando sinônimos, homônimos, antônimos ou raiz etimológica dessa palavra.

– Dê continuidade às discussões de uma aula no Twitter. Faça com que os alunos criem uma questão em 140 caracteres, dessa forma os alunos criam questões claras e concisas e desenvolvem capacidades de pesquisa.

– Incentive seus alunos a compartilharem na rede fatos acerca de tópicos da disciplina, para que os outros possam aprender, isto é, grupos de estudantes compartilham 10 fatos acerca de formas geométricas. E uma vez que um fato tenha sido divulgado, não poderá ser usado por outros grupos.

– Realize discussões online, em tempo-real no twitter, sobre qualquer assunto relevante.

Alguns professores estão aderindo ao Twitter e recebem o feedback da aula em tempo real, já que muitos alunos estão conectados por smartphones e notebooks. E estudantes já estão utilizando o microblog com propósitos educativos.

Veja depoimentos no vídeo abaixo:

Sala de Aula no Twitter

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.